Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Angela Merkel confirma vontade de concorrer a 3º mandato na Alemanha

Por Da Redação 12 nov 2011, 05h58

Berlim, 12 nov (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, confirmou neste sábado sua intenção de se apresentar à reeleição, naquele que seria seu terceiro mandato como chefe de Governo, nas eleições gerais previstas para 2013.

‘Devo dizer que continuo gostando deste trabalho. E quando se está à vontade em campanha eleitoral não é surpreendente dizer, além disso, que é melhor governar que estar na oposição’, argumentou a chanceler, em sua tradicional videoconferência semanal.

O opositor Partido Social-Democrata ainda não designou seu candidato, mas a imprensa levanta nomes como o do presidente da formação, Sigmar Gabriel, do ex-ministro de Relações Exteriores e atual chefe do grupo parlamentar, Franz Walter Steinmeier, e do ex-titular de Finanças, Peer Steinbrück.

Tanto Steinmeier como Steinbrück foram ministros na legislatura anterior de grande coalizão de Merkel e, segundo as pesquisas, o ex-ministro de Finanças está entre os políticos mais bem avaliados do país.

Merkel, após as sucessivas derrotas sofridas por sua União Democrata-Cristã em eleições regionais realizadas este ano na Alemanha, recuperou posições nas pesquisas, tanto como líder frente à crise da zona do euro como na escala doméstica.

Uma enquete da rede de televisão ‘ZDF’ divulgada ontem aponta que 56% dos cidadãos aplaudem sua gestão diante da crise da dívida – um claro aumento contra os 45% que a avaliavam positivamente um mês atrás.

Outra pesquisa, da revista ‘Stern’, indicava que um de cada três alemães não vê com bons olhos que Merkel seja reeleita, contra os 39% que são favoráveis a um terceiro mandato. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade