Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

América do Norte: número de mortos por Sandy chega a 93

Apenas na cidade de Nova York, 38 óbitos foram registrados até o momento

O número de mortes na América do Norte relacionadas à tempestade Sandy subiu para 93 nesta quinta-feira, em consequência de um aumento significativo no número de óbitos confirmados em Nova York na manhã de hoje e também de um aumento em Nova Jersey.

Na cidade de Nova York, o número de óbitos chegou a 38, totalizando 46 em todo o estado. Em Nova Jersey, a polícia confirmou 12 mortos em decorrência da tempestade. Equipes de resgate continuam vasculhando áreas devastadas.

Em Maryland foram registradas 11 mortes; na Pensilvânia, nove; em Virgínia Ocidental, seis; Connecticut, quatro; Virgínia, duas e duas também na Carolina do Norte. A única morte registrada no Canadá ocorreu em Toronto.

Agências oficiais alertaram que os números estão sujeitos a mudanças. Até uma eventual redução é considerada, caso uma morte atribuída à tempestade seja posteriormente confirmada como não tendo relação com o fenômeno.

Leia também:

Após caos de Sandy, começa a reconstrução nos EUA

Sandy causa prejuízo de US$ 200 mi por dia a Nova York

Obama destaca trabalho conjunto com estados

No Caribe, Sandy causou a morte de pelo menos 69 pessoas, incluindo 54 no Haiti e 11 em Cuba.

A tempestade, que chegou a se expandir por uma área de 1.600 quilômetros quadrados em determinado momento, perdeu força e tamanho, enquanto avança para o norte, a caminho do Canadá. Milhões de pessoas ficaram sem energia e sem serviço de transporte público ao longo da densamente povoada região costeira. Os efeitos mais recentes de Sandy estão atingindo agora as montanhas Apalache.

Caminho – Agora que a tempestade enfraqueceu, as equipes de emergência lutam para chegar às áreas mais atingidas e para restaurar o fornecimento de energia a milhões de usuários. Em vários pontos do Nordeste dos Estados Unidos, proprietários voltaram pela primeira vez aos seus imóveis. As primeiras estimativas são de um custo de até 15 bilhões de dólares para as seguradoras.

Sandy surgiu como uma tempestade tropical tardia no Caribe, onde matou 67 pessoas, antes de atingir a costa dos EUA nos arredores de Atlantic City, na noite de segunda-feira, com ventos de 130 quilômetros por hora. A tempestade foi a mais extensa a atingir os EUA em várias décadas. As cidades litorâneas do Estado de Nova Jersey foram as mais atingidas, mas o estrago foi grande também em partes de Nova York.

(Com agência Reuters)