PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Além de Irma, outras duas fortes tempestades ameaçam o Atlântico

A tempestade Katia promete atemorizar a costa leste do México no final de semana

Por Da redação
6 set 2017, 19h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Além do furacão Irma, que atingiu a categoria 5 na escala de força e já provocou grande destruição nas ilhas de São Bartolomeu e São Martinho, no Caribe, outras duas tempestades tropicais ameaçam a região norte do Oceano Atlântico: José e Katia.

    A primeira está atualmente próxima às Pequenas Antilhas e deve se transformar em um furacão de categoria 1 ainda nesta quarta-feira. Já a tempestade Katia se formou no início do dia na costa sudoeste do México, mas deve permanecer longe do continente e das ilhas próximas até a manhã de sexta.

    identificacao-3-furacoes-katia-irma-jose
    Foto de satélite mostra furacão Irma e tempestades José e Katia vistas do espaço (Resultados da pesquisa National Oceanic and Atmospheric Administration/Divulgação)

    José é a décima tempestade tropical que se formou na extensão norte do Oceano Atlântico nesta temporada de furacões. Está se movendo na direção norte a uma velocidade de 27 km/h e seus ventos chegam a 100 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) americano.

    Continua após a publicidade

    Contudo, de acordo com as previsões, não deve seguir a mesma trajetória do Irma, que se move na direção de Porto Rico, República Dominicana e Haiti, antes de chegar ao estado americano da Flórida. Os meteorologistas acreditam que José deve virar no sentido noroeste neste final de semana, em direção às Bermudas, e depois começar a desacelerar.

    Já a tempestade Katia nasceu como depressão tropical no oceano próximo ao Golfo do México na noite de terça e se fortaleceu durante a madrugada até se tornar uma tempestade tropical, terminação usada pelos meteorologistas quando os ventos gerados pelos ciclones ultrapassam 61 km/h. Os ventos da Katia, que está atualmente localizada na costa leste do México, já chegaram a 64km/h.

    Continua após a publicidade

    A tormenta está se movendo muito devagar e deve permanecer longe da costa até a manhã de sexta-feira. Contudo, pode atingir o México no final de semana, o que causaria fortes chuvas e inundações, segundo o NHC.

    Furacão Irma

    O furacão Irma, de categoria 5, é o maior já registrado na história do Oceano Atlântico. Chegou de madrugada à ilha de Barbuda, com ventos de até 295 km/h, segundo o NHC dos Estados Unidos. Com cerca de 50 quilômetros de diâmetro, o olho da tempestade permaneceu por volta de uma hora e meia na ilha francesa de São Bartolomeu e, na sequência, castigou a ilha franco-holandesa de São Martiinho.

    Continua após a publicidade

    “O mar está batendo com uma violência extrema na costa, e há uma grande submersão das zonas baixas do litoral”, informou a agência meteorológica francesa Météo France. “Os danos materiais já são significativos”, declarou a ministra francesa de Ultramar, Annick Girardin, relatando “telhados arrancados” e cortes nas comunicações entre Paris e essas ilhas francesas das Antilhas.

    As autoridades do estado americano da Flórida já estão se preparando para o impacto do Irma, que deve se deslocar na direção das Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana, Haiti, Cuba e Bahamas até sexta-feira, antes de atingir a costa sudeste do continente americano no fim de semana.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.