Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Al Sisi assume presidência da União Africana no ‘ano dos refugiados’

Presidente do Egito prometeu centrar esforços para combater extremismo e terrorismo, 'as maiores ameaças do continente'

Por EFE 10 fev 2019, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, assumiu neste domingo, 10, a presidência temporária da União Africana (UA) e prometeu concentrar-se na luta contra o terrorismo e o extremismo, dois dos temas que, junto com a migração, ocuparão a agenda do organismo este ano.

    “O extremismo e o terrorismo são as maiores ameaças do continente. Durante minha presidência, vou me centrar em abordar estas e outras questões”, disse Al Sisi durante a cerimônia de abertura da 32ª Cúpula Ordinária da UA em Adis Abeba.

    O presidente egípcio fez estas declarações depois que seu homólogo ruandês, Paul Kagame, lhe transferiu a presidência do organismo para este ano e lhe cedeu seu posto na tribuna.

    O chefe de Estado egípcio também enfatizou a importância de que a UA comece novas iniciativas que se centrem em uma das suas “principais prioridades”, em referência à migração, e instou os demais líderes africanos a promover “iniciativas de alto nível” a esse respeito.

    Sua eleição para o cargo foi, no entanto, criticada por organizações internacionais diante das possíveis repercussões em relação aos direitos humanos que esta decisão pode acarretar.

    Continua após a publicidade

    “Durante o tempo que está no poder (no Egito), o presidente Al Sisi demonstrou um escandaloso desprezo pelos direitos humanos. Sob o seu mandato, o país sofreu um declive catastrófico dos direitos e liberdades”, disse nesta sexta-feira a diretora da Anistia Internacional (AI) para o Norte da África, Najia Bounaim.

    Chefes de Estado e de governo se reunirão a partir de hoje e até amanhã para tratar temas da agenda da UA, como os refugiados internos, a migração e a criação de um passaporte africano, com 2019 definido como “o ano dos refugiados” para esta organização.

    O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que também estava presente no ato de abertura, elogiou a África novamente por “manter suas fronteiras abertas, ser amável com os países vizinhos e dar exemplo para o resto do mundo”.

    Continua após a publicidade

    “Apesar dos desafios econômicos, sociais e políticos do continente, os governos e as pessoas africanas mantiveram as fronteiras, as portas e os corações abertos a milhões de pessoas necessitadas”, afirmou Guterres.

    Kagame, o presidente em fim de mandato da UA, também aproveitou a cerimônia de abertura para fazer uma retrospectiva do seu mandato e elogiou a organização pan-africana por escolher os refugiados como o tema a abordar este ano.

    “Devemos continuar construindo uma UA forte e crível. A agenda desta cúpula reflete a capacidade da nossa união para enfrentar as prioridades do continente”, disse Kagame antes de deixar a presidência do organismo. EFE

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.