Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Adesão de Suécia e Finlândia à Otan não irá estabilizar Europa, diz Rússia

Governos de ambos os países têm considerado a possibilidade de fazer parte da aliança, um dos principais pontos de atrito entre Moscou e Kiev

Por Matheus Deccache Atualizado em 11 abr 2022, 15h23 - Publicado em 11 abr 2022, 15h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo da Rússia se posicionou nesta segunda-feira, 11, contra uma possível adesão da Finlândia e Suécia à Otan, argumentando que a participação dos países na principal aliança militar ocidental não traria estabilidade para a Europa. 

    Ao ser perguntado sobre a possibilidade de adesão das duas nações, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a “aliança continua sendo uma ferramenta voltada para o confronto e sua expansão não trará segurança adicional ao continente europeu”.

    + Rússia descarta cessar-fogo e mantém ataques contra Ucrânia

    Nesta segunda, o governo da Suécia anunciou o início de um debate interno sobre as chances de aderir à aliança, afirmando que está revisando sua política de segurança internacional. Embora a discussão no país não seja necessariamente nova e o Parlamento venha reforçando consistentemente uma posição neutra, a invasão russa à Ucrânia fez o governo reconsiderar a possibilidade. 

    Já a Finlândia, que compartilha uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros com a Rússia, disse que espera encerrar a discussão antes do meio do verão do Hemisfério Norte, na metade deste ano. 

    Autoridades dos Estados Unidos, que lideram a Otan, esperam que os pedidos de adesão ocorram até junho e acredita-se que Washington forneça o apoio necessário, o que faria com que a aliança passasse a ter 32 membros. 

    Continua após a publicidade

    O movimento contraria diretamente uma das principais demandas do governo russo para encerrar o conflito na Ucrânia. Antes mesmo da invasão, a Rússia exigiu que a aliança interrompesse qualquer ampliação em direção ao leste europeu, mas a guerra fez com que mais soldados se deslocassem para regiões próximas do confronto. 

    + Economia da Ucrânia encolherá pela metade neste ano, estima Banco Mundial

    Na última semana, Peskov disse que seu país precisaria “reequilibrar a situação” com suas próprias medidas caso Suécia e Finlândia sigam adiante com a ideia de entrar na Otan. Em fevereiro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, também alertou para “consequências militares e políticas” aos países que escolhessem fazer parte da aliança. 

    As exigências completas de Moscou para encerrar a invasão ao país vizinho foram explicitadas recentemente quando Peskov listou as condições para que a Rússia interrompa suas operações militares na Ucrânia. Em entrevista à agência Reuters, Peskov disse que o Kremlin exige que Kiev encerre sua ação militar, mude sua Constituição para a neutralidade, de modo que o país garanta que jamais irá fazer parte da Otan ou da União Europeia, e reconheça a independência das regiões de Donetsk e Luhansk, além de enxergar a Crimeia como um território russo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.