Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A única coisa que você precisa saber sobre Hillary Clinton

A fundação da família Clinton recebeu milhões de dólares de uma empresa de urânio canadense comprada pelos russos durante o período em que Hillary esteve no comando da política externa dos EUA

A Fundação Bill, Hillary e Chelsea Clinton, conhecida simplesmente como Fundação Clinton, recebeu dinheiro de altos executivos de uma mineradora canadense na mesma época em que sua venda para a Rosatom, uma empresa russa de energia nuclear, teve de ser aprovada pelo Departamento de Estado americano, então comandado por Hillary Clinton. O escândalo, revelado por Peter Schweizer no livro “Clinton Cash” e aprofundado pelo jornal americano New York Times, tem o potencial de atrapalhar a pré-candidatura de Hillary à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.

Segundo o New York Times, a empresa canadense em questão explora urânio em diversos países, inclusive nos Estados Unidos, e, depois de ser vendida à Rosatom, passou a ser chamada de Uranium One. A venda deu aos russos o controle de 20% da produção americana de urânio – minério que, após passar por um processo de enriquecimento em centrífugas, serve como combustível para bombas nucleares. Por ser considerado um setor estratégico, a venda teve de ser aprovada por um comitê de segurança, no qual o Departamento de Estado tem assento. Entre 2009 e 2013, período em que Hillary Clinton foi secretária de Estado do governo de Barack Obama, o presidente da Uranium One doou 2,35 milhões de dólares à Fundação Clinton. Em anos anteriores, quando Hillary era senadora, outro empresário do setor de mineração canandense já havia doado 31,3 milhões de dólares à Fundação Clinton. Além disso, um pouco depois de concretizada a compra da empresa canadense pelos russos, o ex-presidente americano Bill Clinton, marido de Hillary, recebeu 500.000 dólares para dar uma palestra em Moscou. O evento foi pago por um banco de investimentos ligado ao Kremlin.

Leia também

O amigo, o irmão e também o camarada

Em 72 horas de campanha, Hillary Clinton muda de opinião sobre o casamento gay

TV russa classifica campanha de Hillary Clinton para maiores de 18

Nos últimos anos, os Clinton acumularam uma fortuna de 250 milhões de dólares. Boa parte desse dinheiro veio de empresas ou países que, direta ou indiretamente, foram beneficiados por decisões tomadas pelo governo americano enquanto Hillary era senadora ou secretária de Estado.

O risco de que os negócios da Fundação Clinton se tornassem um constrangimento para a candidatura de Hillary Clinton foi antecipado no programa Mundo Livre, de TVeja. Assista aqui: