Por que Janaína Torres, da Casa do Porco, foi eleita melhor chef do mundo
Segundo os responsáveis pelo World's 50 Best, importante ranking gastronômico, a decisão foi baseada no impacto que ela vem causando na América Latina
A chef Janaína Torres, proprietária do restaurante A Casa do Porco e responsável pelo Bar da Dona Onça, pela lanchonete Hot Pork, focada em cachorro-quente, pela Sorveteria do Centro e pelo Merenda da Cidade, foi eleita a melhor chef do mundo pelo World’s 50 Best, importante ranking mundial da gastronomia. O resultado foi divulgado neste quinta-feira, 21. Segundo os organizadores, a decisão foi baseada no impacto que ela vem causando no mundo culinário.
“Empreendedora por natureza, Torres deixou a escola aos quatorze anos para trabalhar nas casas noturnas da cidade, atraída instintivamente pela indústria hoteleira como forma de estar em contato com sua comunidade. Torres trabalhou como sommelier e embaixadora de uma marca de bebidas antes de abrir o Bar da Dona Onça, espaço casual de bairro no icônico edifício Copan, no centro de São Paulo. O sucesso do bar foi tanto que financiou o lançamento do seu restaurante requintado, A Casa do Porco, uma das experiências gastronômicas mais procuradas da região, que oferece menus de degustação inspirados a preços acessíveis e ocupa o 12º lugar no The World’s 50 Best de 2013”, diz o comunicado oficial.
A mensagem ainda revela que ela prepara o lançamento de um novo empreendimento no centro da cidade de São Paulo. Além da gastronomia, a casa terá espaços que devem focar em diferentes aspectos da cultura latino-americana, baseados nas pesquisas e viagens da chef, e os temas devem mudar constantemente. Maiores detalhes devem ser divulgados no futuro.
No ano passado, Torres foi eleita a melhor chef da América Latina. “Além de ser uma chef excepcional, Janaína Torres Rueda defende, há tempos, a gastronomia social e demonstra um compromisso inabalável com sua comunidade”, disseram os responsáveis pelo prêmio na ocasião.
Cada um de seus restaurantes têm uma proposta distinta. Em A Casa do Porco, de alta gastronomia, a experiência principal é um menu degustação (com opção vegana) que celebra diferentes modos de preparo da carne suína. No Dona Onça, o menu é composto por pratos de perfil afetivo e origem brasileira. No Hot Pork, serve cachorro-quente moderno e com ótimos ingredientes, e a Sorveteria do Centro oferece sabores inusitados de sorvetes, como floresta negra e caipirinha. Seu empreendimento mais recente é o Merenda da Cidade, que serve todos os dias um prato feito, o tradicional PF, por valor mais acessível. Além disso, é defensora da boa alimentação para todos e participou de um projeto de reformulação da merenda servida em escolas estaduais de São Paulo.
O restaurante A Casa do Porco, que Janaína Torres comanda ao lado do chef Jefferson Rueda, foi eleito o 12º melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants. É a casa brasileira mais bem posicionada no ranking.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







