5 receitas de arroz que impressionam e ficam prontas em menos de 1 hora
É possível fazer desde o prato principal até a sobremesa — e sem gastar muito
Esqueça o arroz branco de todo o dia. Com o mesmo ingrediente é possível fazer uma infinidade de pratos saborosos, rápidos e que irão fazer bonito em qualquer mesa de jantar.
VEJA selecionou cinco receitas fáceis e que ficam prontas em menos de uma hora — a maioria delas, aliás, usa apenas uma panela em seu preparo.
É possível fazer desde o prato principal até a sobremesa — e sem gastar muito.
Alguns pedem um tipo específico de arroz, mas ele sempre pode ser substituído pelo que estiver mais à mão. O importante é seguir à risca o preparo para que o resultado final fique o mais próximo possível do original.
Confira:
1. Arroz doce
De origem asiática, o arroz doce chegou ao Brasil ainda durante a colonização, já que também é uma sobremesa bastante consumida em Portugal. Por aqui, acabou virando um doce típico das festas juninas e ganhou várias versões, muitas delas com a adição do leite condensado à receita. Fica pronto em meia hora.
2. Khao pad sapparot
Apesar do nome complicado, este prato tailandês é simples de fazer: fica pronto em 40 minutos. Seu nome nada mais é do que a tradução de arroz (khao) frito (pad) com abacaxi (sapparot).
3. Chop suey
Apesar de ter se tornado um prato típico de restaurantes chineses mundo afora, este arroz frito com pedaços de carnes e legumes não tem uma origem tão chinesa assim. Diz a lenda gastronômica que teria surgido em São Francisco, nos EUA, em 1840, depois que um grupo de trabalhadores chineses chegou faminto a um restaurante local e foi apresentado a esta delícia em apenas 15 minutos.
4. Arroz marroquino
Este arroz com frango feito em uma única panela é um retrato do Marrocos e só precisa de uma hora para ficar pronto (contando o tempo de marinar o frango). Ele mistura especiarias comuns nos mercados locais, além de uvas passas, grão de bico e amêndoas.
5. Paella
Prato mais conhecido da culinária espanhola, a paella surgiu entre os séculos XV e XVI nas zonas rurais de Valencia da necessidade dos camponeses de ter uma comida fácil de preparar e com ingredientes que estivessem à mão. Apesar do aspecto requintado, fica pronto em apenas 40 minutos.