Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wiggins desbanca Cancellara e lidera Volta da França

Por AE

La Planche des Belles Filles – O ciclista suíço Fabian Cancellara vinha dominando a Volta da França desde o início, no prólogo realizado no dia 30 de junho. Mas perdeu a liderança neste sábado, após a disputa da sétima etapa, a primeira em trecho de montanha. Agora, o dono da camisa amarela, destinada ao primeiro colocado da tradicional prova, é o britânico Bradley Wiggins.

Na sétima etapa, que teve percurso de 199 quilômetros entre as cidades francesas de Tomblaine e La Planche des Belles Filles, a vitória foi do britânico Chris Froome, com o tempo de 4h58min35. Wiggins, por sua vez, chegou em terceiro lugar, apenas dois segundos atrás do vencedor do dia e junto com o segundo colocado, o australiano Cadel Evans.

Além da boa performance na sétima etapa, Wiggins se aproveitou do resultado ruim de Cancellara, que foi apenas o 20º colocado neste sábado, com o tempo de 5h00min27. Com isso, o suíço caiu para o 11º lugar na classificação geral da prova. E a principal ameaça ao britânico na luta pela liderança passou a ser Evans, que é o atual campeão da Volta da França.

“É um grande dia para o nosso time, que venceu a etapa e pegou a camisa amarela”, comemorou Wiggins, companheiro de equipe de Froome. “É a minha primeira vez com a camisa amarela. É inacreditável. É um sonho que tenho desde que era criança”, completou o ciclista britânico, que é tricampeão olímpico – foram duas de ouro em Pequim/2008 e uma em Atenas/2004.

A oitava de um total de 20 etapas da Volta da França acontece neste domingo, com um percurso de 157,5 quilômetros, novamente em trecho montanhoso, entre as cidades francesas de Belfort e Porrentruy.