Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Walewska Oliveira, campeã olímpica de vôlei em 2008, morre aos 43 anos

Jogadora foi eleita a melhor bloqueadora do mundo e conquistou ainda uma medalha de bronze em 2000, nos Jogos de Sydney; causa da morte não foi confirmada

Por Da Redação Atualizado em 22 set 2023, 15h34 - Publicado em 22 set 2023, 09h12

A ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Oliveira, de 43 anos, morreu na noite de quinta-feira, 21. Até a manhã desta sexta-feira, 22, a causa da morte não havia sido confirmada.

Walewska se aposentou das quadras no ano passado. Fez parte da equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000. Oito anos depois, ajudou a seleção a conquistar o ouro olímpico em Pequim. No mesmo ano, foi reconhecida como a melhor bloqueadora do mundo pelo Grand Prix, importante competição de voleibol feminino que em 2018 foi substituída pela Liga das Nações de Voleibol Feminino.

Atuou em diversos clubes brasileiros, como o Dentil Praia Clube, com o qual venceu o Campeonato Mineiro de 2019 e 2020. Jogou também no exterior. Teve uma passagem pelo italiano Sirio Perugia, entre 2004 e 2007, e pelo russo VC Zarechie Odintsovo, entre 2008 e 2011.

No último ano, passou a se dedicar ao lançamento de produtos de alta performance. Também estava viajando para divulgar sua biografia.

Entidades do esporte e jogadoras, companheiras de seleção de Walewska, se manifestaram nas redes sociais. “Walzinha, você sempre foi um exemplo para mim dentro e fora das quadras. Dor é grande demais. Agora o luto é diferente pela sua partida precoce”, escreveu a jogadora Sheilla Castro, da seleção feminina de vôlei. “Muitas preces por você, por seus familiares, amigos(as) e fãs. Família Voleibol em luto”, escreveu a ex-jogadora olímpica e atriz Lica Oliveira. “Waleska era uma gigante do nosso Esporte e deixa um legado de ética e profissionalismo”, disse Nalbert, que recebeu a notícia ao vivo, durante a transmissão do pré-olímpico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.