UFC 136: José Aldo e Frankie Edgar mantêm os cinturões
Em luta entre brasileiros, Demian Maia venceu Jorge Santiago, em Houston. Chael Sonnen finalizou o americano Brian Stann e desafiou Anderson Silva

“Florian é estrategista. Ele estava jogando no meu erro, então procurei conter meu ânimo”, disse José Aldo após a vitória
O UFC 136 aconteceu na noite deste sábado em Houston, Textas, nos Estados Unidos, com duas defesas de cinturão. A principal luta foi entre os americanos Frankie Edgar e Gray Maynard – e Edgar manteve o cinturão da categoria peso-leve. Em outra luta pelo titulo, o brasileiro José Aldo garantiu seu cinturão da categoria peso-pena após vencer o americano Kenny Florian por decisão unânime dos juízes. Outros dois brasileiros lutaram entre si, com Demian Maia vencendo Jorge Santiago, na categoria peso-médio.
A luta principal da noite foi entre Gray Maynard e Frankie Edgar, detentor do cinturão. Esse foi o terceiro desafio entre os lutadores – o retrospecto era de uma vitória para Maynard, em 2008, e um empate, no começo de 2011. Na luta desta noite, Maynard começou melhor, bem mais agressivo, mas Edgar, que terminou o combate quase sem conseguir abrir o olho esquerdo, conseguiu se recuperar e aproveitou uma boa sequência de golpes e nocauteou Gray Maynard no quarto round. Na segunda principal luta da noite, o brasileiro José Aldo venceu o americano Kenny Florian, e manteve o cinturão da categoria peso-pena. Considerado um dos lutadores mais agressivos do UFC, Aldo começou tentando o nocaute e Florian buscou o combate no chão. Depois de cinco rounds, com o americano sangrando e o brasileiro com o rosto quase intacto, José Aldo venceu por decisão unânime dos juízes. “Florian é estrategista, já esteve em muitas categorias. Ele estava jogando no meu erro, então procurei conter meu ânimo”, disse Aldo após a vitória. Desafio – Em uma das lutas mais esperadas da noite, o americano Chael Sonnen, que já perdeu para os brasileiros Anderson Silva e Demian Maia – e que, talvez por isso, vive falando mal do Brasil -, voltou de uma suspensão por doping e finalizou o americano Brian Stann, herói de guerra, no segundo round, na categoria peso-médio. Depois do confronto, Sonnen aproveitou os minutos de fama e desafiou o campeão Anderson, que apenas ria na plateia. “Anderson Silva, se eu perder para você, abandono o UFC”. Na primeira luta do card principal, o americano Joe Lauzon finalizou seu compatriota Melvin Guillard com um mata-leão ainda no primeiro round, na categoria peso-leve. A segunda luta foi entre os americanos Leonard Garcia e Nam Phan. Os dois se enfrentaram no final de 2010, e Garcia venceu em decisão contestada pelos especialistas. O confrontro deste sábado foi bastante movimentado, com muita trocação, e Nam Phan venceu a revanche – a luta foi uma das mais disputadas da noite. O card preliminar começou às 19 horas, com seis lutas, sem nenhum nocaute. No último confronto, Demian Maia venceu Jorge Santiago na categoria peso-médio. Nas outras disputas, Anthony Pettis venceu Jeremy Stephens, na categoria peso-leve; Stipe Miocic derrotou Joey Beltran, por decisão unanime, na categoria peso-pesado;Darren Elkins venceu Tiequan Zhang, na categoria peso-pena; e Aaron Simpson superou Eric Schafer, na categoria peso-médio. Por fim, Mike Massenzio venceu Steve Cantwell, em decisão unanime, na categoria peso-médio.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.