Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Suspeita de plágio arranha divulgação mundial da marca da Rio 2016

Comparação entre logotipos correu o mundo junto com a notícia do lançamento da marca dos jogos. Comitê Organizador nega conflito entre os símbolos

Por João Marcello Erthal e Leo Pinheiro
3 jan 2011, 18h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comitê Organizador informa que realizou “extensa busca mundial” e avaliou que marcas não apresentavam conflito com a dos Jogos Olímpicos Rio 2016

    Publicidade

    É pouco provável que as semelhanças entre a marca dos Jogos Olímpicos de 2016 e o logotipo da Telluride Foundation tragam algum prejuízo de fato para o evento no Rio ou para as receitas com o licenciamento. Mas a repercussão das suspeitas de plágio, praticamente simultâneas à divulgação do símbolo máximo da primeira Olimpíada na América do Sul, é um incômodo que as autoridades e o Comitê Olímpico Internacional já não têm como conter. A inegável semelhança entre as duas criações gráficas é o assunto de sites mundo afora, sempre com algum tom de “estranha coincidência”.

    Publicidade

    O Comitê Organizador Rio 2016 divulgou, nesta segunda-feira, nota de esclarecimento sobre o caso: “O Comitê Organizador Rio 2016 realizou uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016. E tanto o Comitê como o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.”

    A criação da logomarca: inspiração no Pão de Açúcar
    A criação da logomarca: inspiração no Pão de Açúcar (VEJA)

    A ‘saúde’ da marca dos Jogos Olímpicos é uma questão de sobrevivência para os organizadores. É a partir dela que patrocinadores – até o momento apenas o Bradesco fechou contrato – vão explorar seu apoio à competição em propaganda, produtos licenciados e todo tipo de vínculo com esportes, atletas e símbolos consagrados, como os elos olímpicos. Como os contratos ainda vão ser fechados, não há uma estimativa precisa sobre quanto dinheiro está envolvido, mas a estimativa é de que algo como 3 bilhões de reais possa ser arrecadado nos próximos seis anos só com licenciamento.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Logo do Carnaval de Salvador
    Logo do Carnaval de Salvador (VEJA)

    Tanto a marca dos Jogos Olímpicos de 2016 como o logotipo da Telluride Foundation parecem ter inspiração em algo bem mais nobre: o quadro A dança, de Henry Matisse. Caso tenham mesmo buscado inspiração na obra, os designers da Tátil e o pessoal da entidade filantrópica com sede no Colorado não foram os únicos. Em 2004, as quatro figuras humanas de mãos dadas ilustraram a marca do carnaval de Salvador, na Bahia – uma clara referência ao trabalho de Matisse. Ou terá sido ao logo da Telluride?

    Licenciamento – Um exemplo de como isso se dá está em curso no site da London 2012, que começa a explorar a venda de produtos e exibe os vínculos com as marcas ‘parceiras’ da competição. A concepção do escritório de design vencedor do concurso considerou, inclusive, a evolução das tevês com tecnologia 3D e, por isso, optou por uma logomarca tridimensional. Segundo Fred Gelli, um dos sócios da agência carioca Tátil, este é o principal diferencial da marca da Rio 2016 – e, para ele, uma prova irrefutável de que não há plágio ou mesmo inspiração na marca da entidade filantrópica norte-americana.

    Publicidade

    A agência publicou, em seu site, um vídeo sobre as etapas da criação e algumas imagens que mostram a inspiração no Pão de Açúcar. A marca foi escolhida no dia 1° de setembro, por unanimidade, pelos 12 membros do corpo de jurados. Depois de passar por pequenos ajustes, foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional no dia 8 de outubro e aprovada pela entidade em 17 de novembro. Estima-se que cerca de 400 pessoas, dentro e fora do país, tiveram algum tipo de contato com a logomarca durante o processo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.