Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sporting vence Bilbao de virada e fica em vantagem

Por AE

Lisboa – Irregular quando joga fora de casa, pelo menos no Estádio José Alvalade o Sporting se garante. Nesta quinta-feira, na partida de ida da semifinal da Liga Europa, o time português recebeu o Athletic Bilbao em Lisboa, venceu por 2 a 1, de virada, e deu grande passo rumo à decisão do torneio continental.

Esta foi a oitava vitória do Sporting no seu estádio em oito jogos da Liga Europa. Do outro lado, o problema é exatamente que Bilbao confiava em vitória fora de casa. Nas duas etapas anteriores da competição, os bascos venceram o Manchester United na Inglaterra e o Schalke 04 na Alemanha.

No jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira, no País Basco, o Sporting vai jogar por um empate. Já o Bilbao, se quiser avançar, tem que vencer por 1 a 0 ou por qualquer vantagem superior a dois gols.

Perigosa, a equipe basca, comandada por Marcelo Bielsa saiu na frente no Alvalade com um gol aos 9 minutos do segundo tempo. Susaeta cobrou falta no meio da área, Insúa desviou para trás e colocou a bola nos pés de Aurtenexte, que apareceu livre na cara do gol para abrir o placar.

O Sporting só conseguiu empatar aos 30 minutos, também numa jogada pelo alto. Desta vez, porém, foi a zaga do Athletic que desviou mal. Insúa aproveitou, cabeceou tirando do goleiro e deixou tudo igual.

Diante da fragilidade da defesa basca, os donos da casa cresceram no jogo, em busca da virada, e conseguiram o gol da vitória aos 35 minutos. Capel arriscou de longe, rasteiro, e acertou o canto esquerdo do goleiro Iraizoz, que nada podia fazer.