Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nadal discute com árbitro brasileiro, mas vence Berdych e está na semifinal

Melbourne, 24 jan (EFE).- Em meio a polêmicas envolvendo o árbitro brasileiro Carlos Bernardes, o tenista Rafael Nadal sofreu, mas conseguiu vencer Tomas Berdych por 6-7 (5), 7-6 (6), 6-4 e 6-3, após 4 horas e 16 minutos de jogo, e garantiu vaga nas semifinais do Aberto da Austrália.

O primeiro set foi muito equilibrado. O tcheco apostou no saque como principal arma para superar o espanhol e levou a disputa para o tie-break.

Com o placar em 5-5, uma bola do tcheco que quicou fora causou polêmica. Nadal rebateu, mas esperou o árbitro marcar fora. Sem a confirmação do oficial, Berdych rebateu e o espanhol pediu o replay. O árbitro brasileiro Carlos Bernardes disse que o tenista demorou muito a pedir o recurso e não o concedeu. Com o set point, Berdych fehcou o set com um ace.

‘Você aqui não está como espectador, não acerta nenhuma’, disse Nadal. O brasileiro retrucou: ‘Você já sabe qual é o procedimento’.

O espanhol começou o segundo set ainda nervoso, enquanto Berdych aproveitou para fazer dois pontos de quebra. No desenrolar do jogo os tenistas ganharam com facilidade seus serviços. Sacando em 5-3 e 15-30, Nadal acertou um bom saque, sem chances para Berdych. Um juiz de linha, porém, deu bola fora. No recurso eletrônico, o replay confirmou que a bola tocou na linha, mas Carlos Bernardes ordenou que o ponto fosse disputado novamente. Nadal perdeu o ponto e Berdych converteu o segundo break point, que resultou na primeira quebra.

Novamente em uma disputa emocionante de tie-break, o tcheco perdeu um set-point e acabou errando várias consecutivas, dando a vitória a Rafael Nadal.

Sem se intimidar, o tcheco começou o terceiro set confiante e fez 2-0 quebrando um saque do espanhol, mas Nadal melhorou na devolução e fechou em 6-4.

No quarto set os dois tenistas ainda mantiveram um duelo equilibrado, mas o espanhol foi mais eficiente e fechou a parcial garantindo vaga à próxima fase do Aberto da Austrália.

Na semifinal, Nadal irá enfrentar o suíço Roger Federer, que atropelou o argentino Juan Martin Del Potro nas quartas de final por 3 sets a 0. EFE