Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Maratona olímpica terá três corredores brasileiros

Por Da Redação 16 abr 2012, 14h36

Por AE

São Paulo – O Brasil já tem garantida a participação do limite de três corredores na prova masculina da maratona nos Jogos Olímpicos de Londres. Isso porque, neste domingo, o mineiro Franck Caldeira e o alagoano Damião Ancelmo de Souza conseguiram o índice olímpico e se somaram a Marilson Gomes dos Santos e a Paulo Roberto de Almeida Paula.

Marilson, atleta da BM&FBovespa, está pré-convocado por ter terminado 2011 entre os 30 primeiros do mundo, com 2min06S34. Por isso, uma das três vagas é dele. A outra atualmente é de Paulo Roberto, do Cruzeiro, que marcou 2min11s51 na maratona de Barcelona, em março, e tem o melhor tempo entre os demais brasileiros.

A terceira e última vaga, por enquanto, está com Franck Caldeira. O corredor da Orcampi/Pão de Açúcar, terminou em sexto lugar na Maratona de Milão, neste domingo, com o tempo de 2min12s03. Damião, da equipe Pé de Vento, também fez o índice ao chegar em oitavo na Itália. O tempo de 2min14s14, porém, o deixa como quarto melhor brasileiro e, por enquanto, como primeiro reserva. Ele só irá a Londres se algum dos outros três desistir.

Mais um brasileiro tem boas chances de ir a Londres. É Solonei Rocha da Silva, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que corre no próximo fim de semana na Maratona de Londres. Se ele fechar a prova com um tempo abaixo de 2min12s03, “rouba” a vaga de Franck, que passaria a ser reserva. Marilson também corre na capital inglesa no domingo que vem.

No feminino, Cruz Nonata da Silva, da BM&FBovespa, deu adeus à chance de disputar a maratona olímpica ao terminar da prova de Viena, neste domingo, com o tempo de 2min32s46, acima dos índice exigido de 2min30s07. “Agora vamos focar nos 10.000 m. Temos tempo de buscar o índice de 31:41:78 até o dia 1.º de julho”, comentou o técnico dela, José Alessandro da Silva. Por enquanto Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros/Asics) é a única brasileira com índice na maratona até o momento.

Continua após a publicidade

Publicidade