Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lance Armstrong é o 4º na abertura do Tour de France

O americano Lance Armstrong confirmou neste sábado sua condição de favorito ao octacampeonato da 97ª Tour de France. O atleta de 38 anos se manteve no primeiro pelotão e garantiu a quarta colocação da prova contrarrelógio, de 8,9 quilômetros, que abre a principal competição de ciclismo no mundo. O suíço Fabian Cancellara, da equipe Saxo Bank, foi o vencedor, seguido pelo alemão Tony Martin (HTC-Columbia) e pelo britânico David Millar (Garmin-Transitions).

Competindo pela primeira vez pela equipe RadioShack – formado apenas por americanos -, Armstrong venceu a disputa pessoal contra o atual campeão da categoria, o espanhol e ex-companheiro de time Alberto Contador, que terminou a primeira etapa na sexta colocação.

Armstrong já anunciou que se aposentará após o fim da atual edição do Tour de France. Contudo, ele já prometera deixar o esporte outras duas vezes. A primeira foi em 1996, após receber o um diagnosticado de câncer – ele voltou a competir dois anos depois. A segunda interrupção ocorreu em 2005, e valeu até 2008.

Até o próximo dia 27, 22 equipes e 198 atletas cruzaram belíssimas paisagens de França, Bélgica a Holanda para realizar o Tour. O percurso total da prova é de 3.640 quilômetros.