Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ferrer bate Simon e Espanha fica perto de final da Davis

Por AE

Córdoba – Depois de Rafael Nadal arrasar Richard Gasquet, David Ferrer fez o mesmo com Gilles Simon na sequência, nesta sexta-feira, e garantiu para a Espanha a vantagem por 2 a 0 sobre a França na semifinal do Grupo Mundial da Copa Davis. Atuando no saibro, o tenista número 5 do mundo venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/1, em Córdoba (ESP).

Com os resultados desta sexta, a Espanha poderá assegurar a sua vaga na decisão da Davis já neste sábado, quando será disputado o duelo de duplas da melhor de cinco jogos do confronto entre os dois países. Feliciano Lopez e Fernando Verdasco estão escalados para encarar Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga, mas os capitães das duas equipes podem alterar jogadores até uma hora antes da partida.

Caso os franceses consigam vencer neste sábado, a Espanha ainda terá duas chances dese classificar para a decisão nos jogos entre Nadal e Simon e entre Ferrer e Gasquet, programados para domingo.

Quem vencer o duelo entre espanhóis e franceses terá pela frente na decisão da Davis o ganhador do embate entre Sérvia e Argentina, que começou nesta sexta, em Belgrado.

REPESCAGEM – Se a Espanha ficou mais próxima de avançar à final, a República Checa deu um grande passo nesta sexta para retornar à elite da Davis. O país abriu 2 a 0 sobre a Romênia, em Bucareste, com vitórias conquistadas por Radek Stepanek e Tomas Berdych. O primeiro deles derrotou Adrian Ungur por 3 sets a 0, com 6/3, 6/2 e 6/0, enquanto o segundo bateu Victor Crivoi com parciais de 6/3, 6/3 e 7/6 (7/4).

Neste sábado, os checos poderão assegurar um lugar no primeiro escalão da competição se vencerem o duelo de duplas. Jan Hajek e Lukas Rosol estão escalados para enfrentar os romenos Marius Copil e Horia Tecau.

Outro confronto da repescagem que já teve o seu primeiro dia de jogos encerrado foi o que envolve Croácia e África do Sul. Atuando em casa, na cidade de Potchefstroom, os sul-africanos saíram na frente com a vitória de Kevin Anderson sobre Ivan Dodig por 3 sets a 1, com 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6 (7/5). Em seguida, porém, Marin Cilic empatou o duelo para os croatas ao contar com a desistência de Izak Van der Merwe depois de ter vencido os dois primeiros sets por 6/0.

Com isso, o desempate entre os dois países irá ocorrer neste sábado no duelo de duplas, quando Anderson e Rik De Voest irão encarar os croatas Antonio Veic e Nikola Mektic.