
A Espanha se classificou para as semifinais da Eurocopa-2012, ao derrotar neste sábado, em Donetsk, Ucrânia, a França, por 2-0, com gols de Xabi Alonso, que comemorou sua centésima partida pela seleção.
A jogada do primeiro gol, aos 19 minutos, foi iniciada por Andrés Iniesta. Ele fez um lançamento na esquerda para Jordi Alba, que levou a melhor sobre Mathieu Debuchy e cruzou no segundo pau para Xabi Alonso, que cabeceou para a rede.
O meia do Real Madri aumentou o marcador nos acréscimos (90+1), de pênalti, após uma falta dentro da área de Anthony Reveillere em Pedro Rodríguez.
Esta foi a primeira vitória da Espanha em sete partidas oficiais contra os franceses, que ganharam cinco e empataram uma. Os espanhóis vão enfrentar Portugal nas semifinais da Eurocopa, na próxima quarta-feira, em Donetsk, um rival que derrotaram nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010 (1-0).
Seis jogadores espanhóis dos 11 titulares de hoje contra a França participaram da última derrota oficial para Portugal, nas oitavas de final da Copa de 2006 (3-1), entre eles Xabi Alonso.
Vicente del Bosque decidiu colocar Cesc Fábregas como falso nove e jogar sem um atacante, ao deixar Fernando Torres no banco, apesar do madrilenho entrar em campo faltando de 25 minutos.
A França preferiu uma tática conservadora, com três pivôs defensivos no centro do campo, Yann M’Vila, Florent Malouda e Yohan Cabaye, apostando por buscar contra-ataques pelos extremos com Mathieu Debuchy e Franck Ribery, e como atacante, Karim Benzema.
Mas a tática de Blanc, que esperava terminar o primeiro tempo com um empate em zero a zero e desempatar no segundo tempo, fazendo algumas mudanças, não deu certo, com um gol do adversário logo no começo.
A Espanha reclamou um possível pênalti aos 6 minutos, em uma jogada em que Cesc Fábregas disse ter sido empurrado por Gael Clichy.
A Roja parecia, nos primeiros minutos, não poder superar a defesa da França, como aconteceu nas primeiras partidas da primeira fase contra a Itália e a Croácia.
Mas Xabi Alonso logo marcou seu 14º gol na seleção espanhola e a Espanha ficou com vantagem de um gol no primeiro tempo, algo que não tinha acontecido nas partidas da primeira fase.
A França teve sua primeira oportunidade aos 31 minutos com um tiro livre de Yohan Cabaye, que Iker Casillas defendeu com dificuldades.
No segundo tempo, a seleção francesa teve maior controle da bola, enquanto a Espanha decidiu não arriscar muito, talvez tendo em mente a partida da Copa de 2006, em que aumentou o placar por meio de David Villa, se lançou ao ataque e Ribery empatou aos 41, vencendo em seguida.
Blanc, com a partida em desvantagem, fez duas substituições, colocando Jermy Menez e Samir Nasi aos 64″, enquanto Del Bosque trocou David Silva e Cesc Fábregas por Pedro Rodríguez e Fernando Torres.
A França teve várias chances no segundo tempo, enquanto a Espanha esperou sua oportunidade para aumentar o placar, o que fez no acréscimo, com o inesperado herói, Xabi Alonso.