Chapecoense pagou 130 mil dólares por voos, diz diretor da Lamia
Os aviões eram alugados de uma empresa de mesmo nome que começou na Venezuela por volta de 2008
A história da empresa Lamia Corporation, cujo único avião fazia o transporte dos jogadores da Chapecoense, começou na Venezuela, recomeçou com outros donos na Bolívia e, possivelmente, terminou na Colômbia.
A Lamia recebeu autorização para realizar transportes não regulares de passageiros na Bolívia em 31 julho de 2015 e passou a se especializar no transporte de equipes de futebol. Os custos variam de acordo com os trajetos, mas a Chapecoense pagou à empresa 130 mil dólares pelos voos, disse à VEJA o diretor-geral da empresa, Gustavo Vargas.
A Lamia original foi fundada em 2008 pelo empresário espanhol radicado na Venezuela, Ricardo Albacete, graças a uma cooperação entre China e Venezuela, que possibilitou a compra dos aviões. Batizada de Linha Aérea Mérida Internacional de Aviação, daí a sigla Lamia, tinha o objetivo de impulsionar o turismo no país.
A empresa teve dificuldades na Venezuela e colocou os aviões para alugar no país vizinho. Uma aeronave, o modelo britânico Avro RJ85, de 17 anos, já estava em operação e havia mais três em manutenção. Confira abaixo trechos da entrevista com o diretor-geral da Lamia:
Quando a companhia começou?
Começou o processo há dois anos e meio. Em um ano conseguimos cumprir todos os trâmites para poder operar e faz aproximadamente um ano nós estamos voando.
Quanto a equipe da Chapecoense?
Eles pagaram 130 mil dólares pelos voos de Bolívia a Medellín e de Medellín a Bolívia.
Qual a relação da Lamia boliviana com a Lamia venezuelana?
Não há nenhuma relação a não ser o nome.
Sim, mas os logos são os mesmos.
São os mesmos, porque os aviões são os mesmos. O dono dos aviões tinha a outra companhia antes. Nós os alugamos, como é comum para empresas aéreas. Pagamos um aluguel mensal.
Quantos aviões a Lamia operava?
Estávamos com um avião alugado, mas tínhamos três na Bolívia. Os aviões estavam em manutenção. Quando estivessem em condições de voo, nós poderíamos alugá-los.
Quantos voos a companhia fez ao total?
Foram muitos entre locais e internacionais, não tenho o número exato.
Por que tantos voos de equipes de futebol?
Somo uma empresa de voos charter [fretados], não podemos fazer itinerários fixos. E as equipes de futebols são grandes e acompanhadas por muitas pessoas.