Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Thiago Lacerda mergulha em ‘A Vida da Gente’

Para viver Lúcio Madeira, o ator pesquisou durante cinco meses a ONG Médicos sem Fronteiras e frequentou emergências de hospitais

O papel do médico Lúcio Madeira fez Thiago Lacerda refletir pela primeira vez na vida sobre a complexidade da relação entre médico e paciente. Foi o próprio Thiago que sugeriu à direção da TV Globo um laboratório para compor seu personagem em A Vida da Gente, que substitui Cordel Encantado a partir desta segunda-feira.

Na trama de Lícia Manzo, Lúcio é um neurologista com preocupações humanitárias, que se vê diante um dilema ético quando se envolve com uma paciente que está em coma. Foram cinco meses de pesquisa, dentro da ONG Médicos sem Fronteiras, organização que admira e com a qual contribui regularmente.

Nesse período, ele conversou com os profissionais e observou de perto a dura rotina das emergências hospitalares. Acompanhou crianças com problemas motores e neurológicos e assistiu até a cirurgias, sem se apavorar. “Eu achei que ia ter algum tipo de rejeição, mas tirei de letra. Achei até que não ia querer ver, mais vi, prestei atenção e percebi”, recorda o ator.

Thiago Lacerda tem 14 anos de carreira, e há 12 tornou-se um dos galãs mais requisitados da TV Globo, ao viver Matteo Batistela em Terra Nostra. Lúcio é seu 19º personagem, e vem na sequência de uma participação especial em Cordel Encantado, como o rei Teobaldo.

O convite de Jayme Monjardim o pegou de surpresa, mas o personagem logo despertou seu interesse. “Primeiro o aspecto humanitário do personagem. E a segunda é a possibilidade de contar a historia de um médico que se envolve com uma paciente, de que maneira fazer isso, de que forma delicada e sutil isso pode ser abordado”, diz.

E A Vida da Gente, Lúcio é um médico que fica viúvo cedo e, a partir daí, dedica-se de corpo e alma à profissão. Ele terá participação importante no núcleo central da novela, como o médico que cuida de Ana (Fernanda Vasconcelos), uma jovem e promissora tenista que sofre um acidente e entra em coma. Ela está grávida do primeiro filho, fruto do relacionamento com seu namorado Rodrigo (Rafael Cardoso).