Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Ponte Golden Gate de San Francisco completa 75 anos

Por Da Redação - 27 maio 2012, 20h38

Washington, 27 mai (EFE).- A emblemática ponte Golden Gate da cidade de San Francisco, uma das obras de engenharia mais admiradas do mundo, completa 75 anos neste domingo e um espetáculo de fogos de artifício porá fim a um dia inteiro de festejos na baía.

Dezenas de milhares de pessoas passearam hoje pela baía para contemplar a ponte, de 2,7 quilômetros de comprimento e pela qual cruzaram mais de dois bilhões de veículos desde que foi inaugurada em 1937.

As celebrações do meio século de vida da Golden Gate entraram para a história pelo vaivém da ponte causado pelo peso das 300 mil pessoas que se aglomeraram ali.

Nesta ocasião a ponte estará fechada para carros e pedestres durante o espetáculo de fogos de artifício com o qual culminará a comemoração do aniversário.

Publicidade

A construção da Golden Gate começou em 1933, 14 anos depois que Joseph Strauss, o engenheiro-chefe, foi contatado pela primeira vez para iniciar a obra.

Durante sua construção morreram 11 operários e se estima que cerca de 1,4 mil pessoas saltaram da ponte para suicidar-se. EFE

Publicidade