Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Flip confirma a presença de Ian McEwan na edição 2012

Por AE

São Paulo – A comemoração dos dez anos da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que acontece em 2012, começa a ter convidados ilustres. Ontem, a organização do evento confirmou a vinda do escritor britânico Ian McEwan, que esteve na Flip em 2004. Ele estará na programação oficial, que ocorre entre os dias 4 e 8 de julho do próximo ano.

Autor de dois livros de contos e 11 romances, McEwan ganhou o Booker Prize (o mais prestigioso prêmio da literatura em língua inglesa) em 1998 com “Amsterdam”, editado aqui pela Companhia das Letras, que lançou também os demais títulos. Outra de suas obras, “Reparação” (2001), foi aclamada como um clássico e inspirou o roteiro do filme “Desejo e Reparação”, indicado para o Oscar e vencedor do 65.º Globo de Ouro (2008) como melhor filme dramático.

Os festejos pela década de Flip terão também outra novidade: o lançamento de um livro ilustrado com reportagens sobre os fatos mais marcantes de todas as edições do evento. Cada capítulo vai tratar de dois anos da Festa e será escrito por um jornalista convidado. Na lista, já estão confirmados os nomes de Zuenir Ventura, Sergio Augusto e Humberto Werneck.

Algumas dessas lembranças, aliás, poderão ser vistas em um box com seis DVDs que vai trazer os principais destaques da Flip em seus 10 anos. Os assuntos, porém, serão divididos por temas e não em ordem cronológica, o que pode facilitar a consulta, por exemplo, de abordagens em torno do processo de criação e a definição dos personagens.

Novo curador da Flip, o jornalista Miguel Conde comentou que novas iniciativas estão em estudo para marcar o aniversário do evento, assim como o cartaz e o logo alusivos aos 10 anos de Flip. “Nossa ideia é comemorar com o público, que afinal tem uma participação fundamental no sucesso da festa durante estes dez anos”, afirmou. A programação especial de aniversário terá a cocuradoria de Flávio Moura, responsável pela programação da Flip entre 2008 e 2010. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.