Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Conheça os dez filmes finalistas do Prêmio Netflix

O longa ou documentário vencedor será distribuído para clientes do site de streaming em todo o mundo, a partir de 2014

Por Da Redação - 29 ago 2013, 21h14
Logotipo da empresa americana Netflix
Logotipo da empresa americana Netflix VEJA

Foram anunciados na noite desta quinta-feira, durante a 24ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, os dez finalistas do Prêmio Netflix, concurso do site de streaming que vai promover uma produção brasileira no exterior, em 2014. O longa ou documentário vencedor será disponibilizado para clientes do serviço no mundo todo, com legendas entregues (e patrocinadas) pelo Netflix. A iniciativa, inédita, deve ser a primeira de várias. Segundo o vice-presidente de marketing para a América Latina do Netflix, Vini Losacco, o site estuda realizar competições semelhantes em outros países.

A seleção de finalistas foi fechada pelo Netflix a partir de duas listas, de dez filmes cada, elaboradas pelos organizadores do Festival de Curtas de São Paulo e do Festival de Cinema do Rio, parceiros do site na empreitada. Entre as produções concorrentes, estão filmes de teor político, como o misto de ficção e documentário Uma Longa Viagem (2012), sobre Heitor (Caio Blat), que deixa o país para escapar à perseguição política da ditadura militar, comédias como a romântica Malu de Bicicleta (2010), e projetos mais artísticos, como o longa Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), do pernambucano Marcelo Gomes. Para Felipe Genes, coordenador da RioMarket (responsável pelo Festival do Rio), a ideia era buscar “filmes que pudessem representar o Brasil lá fora”.

LEIA TAMBÉM:

Netflix sofisticou conteúdo para conseguir crescer no Brasil

Publicidade

Netflix dá início (de verdade) à era da TV na internet

Os filmes estarão disponíveis no site da premiação e abertos para votação popular até 6 de outubro. O anúncio do vencedor acontece dia 9 de outubro, durante o Festival do Rio.

‘Apenas o Fim’ (2008)

Publicidade

O filme acompanha uma hora de conversa entre Antônio (Gregório Duvivier) e sua namorada, Adriana (Erika Mader). Cansada de sua vida, a estudante se encontra com ele para colocar um fim no relacionamento e avisar que vai fugir de casa. O projeto tem direção de Matheus Souza.

‘Elvis e Madona’ (2010)

O diretor Marcelo Laffitte narra um romance homossexual incomum entre um homem e uma mulher. Elvis (Simone Spoladore) é uma entregadora de pizza que tem o sonho de ser fotógrafa, enquanto o travesti Madona (Igor Cotrim) deseja produzir um espetáculo de teatro de revista. Os dois acabam se conhecendo e desenvolvendo uma relação inusitada para além da amizade.

‘Árido Movie’ (2005)

Publicidade

Jonas (Guilherme Weber) é um repórter do tempo de uma emissora de TV paulista, que volta para sua cidade natal, Recife, após receber uma ligação de sua mãe informando que o pai havia sido assassinado. Lá, ele se reúne com membros da família com que pouco teve contato, já que deixou a cidade ainda jovem, e é pressionado por eles a vingar a morte do pai, o que o leva a viajar pelo interior do estado. A direção é de Lírio Ferreira (Baile Perfumado).

‘Cinema, Aspirinas, Urubus’ (2005)

O filme do pernambucano Marcelo Gomes, que se passa em 1942, conta o encontro entre o alemão fugitivo da Segunda Guerra Mundial Johann (Peter Ketnath), que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país, e Ranulpho (João Miguel), um homem simples do sertão que passa a trabalhar como ajudante de Johann em suas viagens.

‘Riscado’ (2010)

Publicidade

No filme de Gustavo Pizzi, Bianca (Karine Teles) é uma aspirante a atriz que trabalha na divulgação de eventos, imitando grandes nomes do cinema. Certo dia, ela vê uma grande oportunidade de fazer sua carreira deslanchar ao ser convidada para uma produção internacional. 

‘Dalua Downhill’ (2012)

O documentário de dos diretores Tiago de Castro, Fernanda Franke Krumel e Rodrigo Pesavento acompanha por dois anos o skatista Douglas Rodrigues da Silva, o Dalua, que viaja ao redor do mundo em busca do título mundial de Skate Downhill, categoria em que os competidores descem ladeiras em velocidades superiores a 110km/h.

‘Malu de Bicicleta’ (2010)

Publicidade

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta com Marcelo Serrado como protagonista. Ele vive o papel do empresário Luiz Mário, que apesar dos muitos casos amorosos não consegue emplacar em um relacionamento sério. Até o dia em que ele é atropelado por Malu (Fernanda de Freitas) em sua bicicleta, por quem acaba se apaixonando. A direção é de Flávio R. Tambellini.

‘O Dia que Durou 21 Anos’ (2012)

Com documentos secretos e imagens originais da época, o documentário de Camilo Tavares retrata a influência dos Estados Unidos no golpe de Estado dado no Brasil em 1964, que resultou em vinte anos de ditadura militar.

‘Super Nada’ (2012)

Publicidade

O longa conta a história de Guto (Marat Descartes), um artista de rua e aspirante a ator que sonha ser reconhecido pelo seu trabalho. Certo dia, quando vai participar da audição de um programa, ele encontra o seu ídolo, Zeca (Jair Rodrigues), um comediante em decadência. A partir desse momento, Guto cria a expectativa de ver sua vida mudar para melhor. A direção é  de Rossana Foglia e Rubens Rewald. 

‘Uma Longa Viagem’ (2011)

O longa de Lúcia Murat narra o drama do filho mais novo de uma família, Heitor (Caio Blat), que é enviado para Londres, em 1969, para evitar o mesmo fim da irmã, presa política durante o regime militar. 

(Com reportagem de Renata Honorato)

Publicidade