Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Batman’ arrecada 160 milhões de dólares na estreia

Massacre do Colorado afetou desempenho do longa no primeiro fim de semana de exibição nos EUA. Mesmo assim, filme bateu recorde para produções em 2D

O filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge arrecadou 160,9 milhões de dólares durante o primeiro fim de semana de exibição nos Estados Unidos. O número representa a terceira melhor bilheteria de estreia na história do cinema americano e a primeira contando apenas filmes em duas dimensões. O bom desempenho financeiro, porém, ficou abaixo da expectativa. As projeções indicavam que o novo Batman arrecadasse 173 milhões ou até ultrapassasse os 180 milhões entre a noite de quinta-feira e domingo.

Infográfico: Desvende todos os segredos do homem-morcego

Levando em conta sessões em três dimensões, a bilheteria de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi superada apenas por Os Vingadores (que arrecadou 207,4 no primeiro fim de semana, em maio) e Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 (169,2 milhões de dólares). Para ambos os filmes, foram cobrados ingressos mais caros por serem em 3D.

Tragédia – O recorde obtido contrasta com a tragédia que marcou o lançamento do diretor Christopher Nolan. O jovem de 24 anos James Holmes é acusado de ter matado 12 pessoas e ferido outras 58 ao abrir fogo em um cinema do Colorado onde o filme era projetado na última sexta-feira.

Por causa do massacre perpetrado por James Holmes, os estúdios de Hollywood decidiram adiar, por respeito às vítimas, até esta segunda-feira o anúncio dos resultados da bilheteria que habitualmente são divulgados no domingo.

Os analistas consideraram que o ataque no cinema da cidade de Aurora, no Colorado, afetou a arrecadação do filme. No entanto, ele conseguiu melhorar os números de seu antecessor, Batman – O Cavaleiro das Trevas, que registrou 158,4 milhões de dóalres em sua estreia em 2008.

Bem atrás na bilheteria aparece o filme de animação A Era do Gelo 4, que fechou seu segundo fim de semana com 20,4 milhões de dólares, acima dos 10,8 milhões de dólares que arrecadou O Espetacular Homem-Aranha.

(Com agência EFE)