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Qualidade do ensino avança no fundamental mas estaciona no médio, diz Ideb

Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira

Por Da Redação
1 jul 2010, 18h00
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  • Divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 mostra que o nível do ensino fundamental melhorou de forma significativa nos últimos dois anos. Já no ensino médio os avanços foram tímidos.

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    De acordo com os dados pelo MEC, todas as unidades de ensino superaram as metas estabelecidas para 2009. A faixa que teve o melhor desempenho foi a primeira fase do ensino fundamental (de 1ª a 4ª série), com índice 4,6 pontos – crescimento de 0,4 ponto em relação a 2007 e 0,4 ponto acima da meta para este ano. Na segunda fase (de 5ª a 8ª série), o índice alcançou 4,0 – ou seja, 0,2 ponto a mais que há dois anos e 0,3 ponto acima da meta.

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    No ensino médio, o ritmo foi mais lento: o crescimento registrado foi de apenas 0,1 ponto em relação a 2007, passando de 3,5 pontos para 3,6 pontos – 0,1 ponto acima da meta estipulada em 2005. Sobre o desempenho, Fernando Haddad, ministro da Educação afirmou que o ritmo mais lento no ensino médio se deve ao fato de que os alunos que estão nessa etapa atualmente ingressaram na escola quando a qualidade era pior.

    Até 2022 o MEC pretende alcançar a meta de 6,0 pontos, a média dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A escala do Ideb vai de zero a dez.

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    Indicador – Criado em 2007, o Ideb leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade do ensino: a aprovação dos alunos brasileiros e do desempenho deles em português e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Saeb e na Prova Brasil. A combinação entre fluxo e aprendizagem resulta em uma média para cada estado, município e país, que será divulgada na próxima semana.

    O Ideb é também o indicador que o MEC leva em consideração para verificar o cumprimento das metas fixadas no Compromisso Todos pela Educação. Há indicadores por redes de ensino referentes a 1ª e 2ª fases do ensino fundamental e para o ensino médio.

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