Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo apresenta programa de cursos e testes de inglês

Até 2014, MEC promete aplicar 500.000 testes de proficiência no idioma, além de oferecer aulas gratuitas nos formatos presencial e on-line

Visando capacitar alunos do Ciência sem Fronteiras, programa federal que oferece bolsas de graduação e pós-graduação em universidades no exterior, o governo lançou nesta terça-feira o Inglês Sem Fronteiras. Até 2014, serão oferecidos 500.000 testes de proficiência no idioma, além de aulas gratuitas nos formatos presencial e on-line.

A primeira etapa do programa está prevista para 2013, com 40.000 alunos contemplados nas avaliações aplicadas em instituições certificadas – atualmente, são 23. O governo promete também credencicar, ao longo do programa, 70 instituições de educação superior para aplicar os principais testes da língua inglesa: Toefl (Test of English as a Foreign Language) e Ielts (Internacional English Language Testing System). Podem ter acesso ao exame de proficiência e também ao curso on-line alunos que somaram pelo menos 600 pontos na média geral do Enem.

Para os cursos a distância, serão oferecidas 100.000 vagas. Os estudantes que obtiverem melhores resultados nos testes de proficiência terão direito a aulas presenciais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercante, as turmas terão até 15 alunos. Como ainda não se sabe qual será o desempenho nos exames de nivelamento, não há um número fixo de vagas para turmas presenciais. Mercadante estima que cerca de 10.000 alunos ingressem na rede.

Durante a cerimônia, foi lançado também um sistema de cartão pré-pago para os bolsistas do Ciência sem Fronteiras. O novo sistema permite o pagamento por meio de crédito em conta-corrente do estudante que estiver morando fora no país. O sistema elimina a necessidade do pagamento de tarifas em bancos no exterior.