Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas para o Dia das Mães devem ser menores em 2013, aponta Fecomercio-SP

Apesar disso, maioria dos lojistas não estão adotando promoções e ações de marketing para atrair clientes

Por Da Redação
10 Maio 2013, 14h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os comerciantes paulistanos devem faturar menos com as vendas para o Dia das Mães neste ano. A expectativa do setor é de uma queda de 4,1% em relação a 2012, segundo uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

    Publicidade

    A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de maio, com 125 lojistas da capital paulista. Também de acordo com a sondagem, as vendas de bens duráveis, como eletrodomésticos e celulares, devem cair 4,2%. Os bens semiduráveis, como roupas e calçados, devem ter recuo de 4% nas vendas.

    Publicidade

    Apesar das projeções pessimistas, a maior parte dos entrevistados não estão agindo para evitar a queda nas vendas. Nenhuma ação de marketing foi adotada por 68% dos lojistas e 62% deles não fizeram nem promoções para atrair clientes. Em comparação ao ano passado, 57% dos comerciantes afirmaram que o nível do estoque continuou estável em 2013, enquanto 24% avaliaram que o nível está maior e 17% responderam que estão com estoque menor. Do total de entrevistados, 84% disseram que não contrataram trabalhadores temporários para ajudar nas vendas.

    O cartão de crédito é a forma de pagamento que deve ser mais utilizada pelo consumidor (62% das respostas), seguido de pagamento à vista (34%), cheques pré-datados e à prestação (2% cada).

    Publicidade

    Leia mais:

    Vendas do comércio fecham 2012 em alta de 8,4%

    Publicidade

    E-commerce movimentará R$ 1 bilhão no Dia das Mães

    Vendas de shoppings no Natal cresceram 6%, diz Alshop

    Publicidade

    (com Estadão Conteúdo)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.