As vendas dos shopping centers brasileiros devem crescer 15% no período de Natal em relação ao ano passado, informou a associação que representa o setor no país, Abrasce, nesta quarta-feira. A data é considerada a mais importante para o varejo.
Segundo a entidade, devem contribuir para esse desempenho as medidas de incentivo adotadas pelo governo, como redução de juros, somadas ao aumento de renda, desemprego em baixa e crédito disponível. No período de festas de final de ano, os segmentos de cosméticos e telefonia devem liderar as vendas, assim como brinquedos, vestuário e calçados devem ter destaque.
A Abrasce também estima aumento de 30% na oferta de empregos, o que equivale a cerca de 240 mil novas vagas. No ano passado, foram criadas perto de 220 mil vagas.
A entidade prevê crescimento de 12% nas vendas do setor no fechado deste ano, após faturamento de 108 bilhões de reais em 2011. Hoje existem 445 shoppings em operação no país.
Leia também:
Confiança do consumidor recua 0,3% em outubro
Varejo está cauteloso com alta da inadimplência
Vai sobrar menos para as compras de Natal, diz instituto
(com Reuters)