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Uber vai banir usuários com nota baixa; saiba como ver sua avaliação

Passageiros com nota quatro, ou menor, recebem alertas sobre a própria avaliação e orientações para recuperá-la

Por Redação
Atualizado em 7 set 2018, 11h05 - Publicado em 7 set 2018, 11h05
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  • Usuários do Uber precisam ficar atentos às notas que recebem dos motoristas. Os clientes mal avaliados no aplicativo correm o risco de ser suspensos. O recurso está ativo desde junho deste ano, mas foi implementado de forma silenciosa.

    A nota máxima é cinco. Passageiros com nota quatro, ou menor, recebem alertas sobre a própria avaliação e orientações para recuperá-la. Caso o usuário continue a usar a plataforma, mas mantenha a pontuação baixa, a conta é banida.

    O caso ganhou repercussão após a Uber anunciar a implementação do recurso na Austrália e Nova Zelândia. Por lá, o sistema deve entrar em vigor a partir de 19 de setembro.

    A Uber informou à VEJA que o Brasil foi um dos primeiros países a receber o recurso.

    Uma punição similar já é aplicada aos motoristas. Recentemente, a Uber baniu do aplicativo um condutor que abandonou sua passageira cega no meio do caminho, sem informá-la onde estava. O relato foi compartilhado no Instagram da passageira Nathalia Santos.

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    Hoje pela manhã, pedi um carro em um app, como faço todos os dias, para ir ao trabalho. Assim que entrei, informei que sou cega e solicitei que me deixasse exatamente no endereço informado e, logo em seguida, pedi também que desligasse o ar condicionado, mas fui ignorada. 5 min. depois solicitei novamente o desligamento do ar e fiquei falando sozinha de novo. Da terceira vez falei que eu era alérgica e que por isso que estava pedindo… O motorista surtou, disse que se fosse pra desligar, que eu teria que sair do carro porque ele não era obrigado a fazer o que eu pedia… Insisti dizendo que eu era cega e que ele não podia me deixar ali…. Foi quando ele parou o carro, começou a gritar e disse que eu era cega por castigo, desceu do carro, no meio de um lugar que até então eu não sabia onde era e me expulsou do carro dele, aos berros. Não fui forte, só sabia/sei chorar… Estou me sentindo um grão de areia, uma gota d’agua; Muito ruim ficar vulnerável dessa forma, o meu ir e vir está cada vez mais cerceado. Sinto-me, a cada dia que passa, mais dependente diante desse tipo de situação e fico me perguntando até quando precisarei passar por isso? Obs.: Tomarei as providências legais. —- #PraCegoVer: Imagem de fundo preto, escrito “#REVOLTANTE” em letras brancas.

    A post shared by Nathalia Santos (@nathaliasantos) on

    Sobre o ocorrido, a Uber classificou o comportamento do motorista como “inaceitável”. “Lamentamos todo o episódio e já entramos em contato com a usuária”.

    Como ver sua avaliação

    Verificar a nota no aplicativo da Uber é simples. Assim que entrar na plataforma, basta abrir a barra lateral da esquerda. Para isso, você pode clicar no ícone de três barras localizado no alto da tela (também à esquerda) ou arrastar o dedo pelo celular, da esquerda para a direita.

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    Uma aba será aberta, mostrando sua quantidade de estrelas. Se clicar na nota, o usuário é direcionado para uma página, que explica a metodologia por trás da avaliação.

    Uber
    Sistema de avaliação do Uber (Reprodução/Reprodução)
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