Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Trem de alta velocidade que liga Barcelona a Paris deve ampliar turismo e economia

Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade

Por Da Redação
15 dez 2013, 15h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade, entre elas a que une Barcelona e Paris em apenas seis horas e 25 minutos. Os países destacaram que, com isso, abrem novas oportunidades econômicas e turísticas para ambos.

    Publicidade

    O novo serviço foi inaugurado com um ato solene no Palácio dos Reis de Mallorca de Perpignan (no sul da França), onde chegou neste domingo o primeiro trem de alta velocidade (TGV) vindo de Barcelona (no nordeste da Espanha) após uma hora e dez minutos de viagem e com autoridades dos países entre os mais de 800 passageiros a bordo.

    Publicidade

    A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, e o vice- ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, qualificaram de “histórica” a viagem deste domingo, porque representa o fim das fronteiras ferroviárias entre os países.

    Os representantes destacaram as oportunidades econômicas e turísticas que estas novas conexões abrem: Barcelona-Paris, com dois trens diários por sentido; Madri-Marselha, através de Barcelona e em sete horas; Barcelona-Lyon, em 4 horas e 53 minutos, e Barcelona-Toulouse, em três horas.

    Publicidade

    Leia também:

    Se Dilma se reeleger, vai retomar leilão do trem-bala, diz ministro

    Publicidade

    Espanha se diz satisfeita com adiamento do leilão do trem-bala

    Ana declarou que os Pirineus (as montanhas) deixam de ser uma barreira entre os dois países, e reforçou que a aliança entre as empresas Renfe e SNCF, para permitir estas conexões, são consequência “do diálogo e do entendimento entre os governos”.

    Publicidade

    Conexão – O mercado atual dos deslocamentos entre Espanha e França é de 82 milhões de viagens anuais, 89% delas em veículo privado, e agora a alternativa ferroviária de alta velocidade fará concorrência ao automóvel, ao ônibus e até ao avião.

    Continua após a publicidade

    Durante 2014, as companhias, que operarão sob a denominação Renfe e SNCF, preveem ampliar frequências e destinos para atender a uma demanda estimada em um milhão de viajantes internacionais.

    Publicidade

    Por enquanto, o trajeto Barcelona-Paris será feito em TGV franceses, inicialmente do modelo Duplex Dayse, e espanhóis se dedicarão às outras linhas (Madri-Barcelona-Marselha, Barcelona-Lyon e Barcelona-Toulouse).

    As linhas iniciadas transformam Barcelona em um hub de comunicações ferroviárias, já que permitirão conectar a rede espanhola de TGVs com a francesa, tornando possível a conexão ferroviária com o norte da Europa.

    Vídeo: Hyperloop Alpha

    (com agência EFE)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.