Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade, entre elas a que une Barcelona e Paris em apenas seis horas e 25 minutos. Os países destacaram que, com isso, abrem novas oportunidades econômicas e turísticas para ambos.
O novo serviço foi inaugurado com um ato solene no Palácio dos Reis de Mallorca de Perpignan (no sul da França), onde chegou neste domingo o primeiro trem de alta velocidade (TGV) vindo de Barcelona (no nordeste da Espanha) após uma hora e dez minutos de viagem e com autoridades dos países entre os mais de 800 passageiros a bordo.
A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, e o vice- ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, qualificaram de “histórica” a viagem deste domingo, porque representa o fim das fronteiras ferroviárias entre os países.
Os representantes destacaram as oportunidades econômicas e turísticas que estas novas conexões abrem: Barcelona-Paris, com dois trens diários por sentido; Madri-Marselha, através de Barcelona e em sete horas; Barcelona-Lyon, em 4 horas e 53 minutos, e Barcelona-Toulouse, em três horas.
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Ana declarou que os Pirineus (as montanhas) deixam de ser uma barreira entre os dois países, e reforçou que a aliança entre as empresas Renfe e SNCF, para permitir estas conexões, são consequência “do diálogo e do entendimento entre os governos”.
Conexão – O mercado atual dos deslocamentos entre Espanha e França é de 82 milhões de viagens anuais, 89% delas em veículo privado, e agora a alternativa ferroviária de alta velocidade fará concorrência ao automóvel, ao ônibus e até ao avião.
Durante 2014, as companhias, que operarão sob a denominação Renfe e SNCF, preveem ampliar frequências e destinos para atender a uma demanda estimada em um milhão de viajantes internacionais.
Por enquanto, o trajeto Barcelona-Paris será feito em TGV franceses, inicialmente do modelo Duplex Dayse, e espanhóis se dedicarão às outras linhas (Madri-Barcelona-Marselha, Barcelona-Lyon e Barcelona-Toulouse).
As linhas iniciadas transformam Barcelona em um hub de comunicações ferroviárias, já que permitirão conectar a rede espanhola de TGVs com a francesa, tornando possível a conexão ferroviária com o norte da Europa.
Vídeo: Hyperloop Alpha
(com agência EFE)