Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

TIM alcança Claro no mercado de telefonia móvel

Ambas agora contam com 25,55% de market share, em uma disputa na qual a Claro, do grupo mexicano América Móvil, vem perdendo terreno há meses

Por Da Redação
26 jul 2011, 19h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A TIM Participações alcançou a Claro na segunda posição de telefonia móvel no Brasil, dando continuidade à trajetória de crescimento neste ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados nesta terça-feira. Ambas agora contam igualmente com 25,55% de market share, em uma disputa na qual a Claro, do grupo mexicano América Móvil, vem perdendo terreno há meses.

    Publicidade

    Apesar de a TIM ter dito que não mira exclusivamente subir no ranking, e sim ganhar rentabilidade, o mercado deve enxergar com bons olhos sua chegada à segunda posição do mercado brasileiro, que fechou junho com um total de 217,3 milhões de acessos móveis. “É sempre bom subir colocações, e o crescimento da TIM tem sido um destaque para a valorização da ação da companhia nos últimos meses, além do anúncio de entrada no Novo Mercado (da Bovespa)”, disse Luciana Leocadio, analista da corretora Ativa.

    Publicidade

    A ação preferencial da TIM já acumula valorização de mais de 36% desde janeiro. Junta-se a isso uma expectativa de resultados positivos no balanço da companhia, que será divulgado em 2 de agosto.

    Em maio, a TIM registrou participação de mercado de 25,34%, enquanto a Claro havia fechado o mês com 25,46%.

    Publicidade

    Em números absolutos a Claro ainda possui uma ligeira vantagem. A subsidiária brasileira da Telecom Italia fechou junho com 55.524.929 acessos móveis, segundo a Anatel, quase 10 mil linhas a menos do que a concorrente, um número considerado baixo e que, se mantida a tendência de crescimento da TIM, deve ser superado em julho.

    Continua após a publicidade

    Mercado – A Vivo, que divulgará seus resultados conjuntos com a Telefônica na quarta-feira, continuou isolada na liderança, com 29,47% em junho, leve queda ante 29,48% no mês anterior, e conta com mais de 64 milhões de acessos móveis. Enquanto isso, a Oi continuou perdendo mercado, como esperado, e encerrou o mês com 19,1% de participação frente a 19,38% no mês anterior.

    Publicidade

    A companhia divulgará seus resultados em 15 de agosto sob a expectativa de queda na receita e no lucro, atribuída por analistas à forte concorrência nos mercados de linhas móveis e também fixas.

    (com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.