Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tem passagem para voar de Avianca? Veja o que fazer

Número de reclamações de passageiros contra a companhia cresce 51% neste mês, segundo levantamento do Reclame Aqui

Por Larissa Quintino Atualizado em 4 jun 2024, 16h28 - Publicado em 22 abr 2019, 18h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A crise financeira da Avianca Brasil, que está em processo de recuperação judicial, parece piorar a cada dia. Até o próximo domingo, há 1.045 voos cancelados pela companhia devido ao arresto de aeronaves por credores.

    A recomendação do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e do Procon-SP é que os passageiros que têm voos marcados procurem a Avianca e o aeroporto de decolagem e pouso para verificar a situação da viagem e registrar reclamação tanto com a própria companhia quanto com órgãos de defesa do consumidor.

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que, em caso de atraso, cancelamento de voo e negativa de embarque (preterição), a pessoa que comparecer para embarcar tem direito a assistência material, que envolve comunicação, alimentação e hospedagem. “Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam o voo, atendendo às suas necessidades imediatas”, segundo a agência.

    A assistência é oferecida de acordo com o tempo do atraso ou cancelamento do voo:

    Continua após a publicidade

    Se o atraso for superior a quatro horas (ou a empresa já tiver a estimativa de que o voo atrasará por esse período de tempo), se houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reembolso integral, reacomodação ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro.

    Tenha contatos em mãos 

    As informações da Avianca estão disponibilizadas pelo site da companhia: https://www.avianca.com.br ou pelo telefone 0800-286-6543. A companhia também tem um canal de SAC pelo Twitter. Caso o passageiro tenha feito a compra por meio de uma agência de viagem ou site terceiro, é preciso procurar quem intermediou o serviço para resolver a situação.

    Nos sites dos aeroportos, há consulta em tempo real sobre a situação de voos:

    Para registrar reclamações, o consumidor pode acessar o site da Anac, do Procon-SP  e do consumidor.gov.br, mantido pelo Ministério da Justiça.

    Continua após a publicidade

    Reclamações de passageiros contra a Avianca

    As dificuldades com processos judiciais para a retomada de aeronaves e pedidos de antecipação de taxas operacionais fizeram com que o número de reclamações de passageiros contra a Avianca crescesse 51% até o dia 21 deste mês, em relação ao mesmo período de março, segundo o levantamento feito pelo site Reclame Aqui.

    De janeiro a março de 2018, foram registradas 2.008 reclamações, sendo 368 sobre cancelamento de voos. Já neste ano, foram computadas 2.056 queixas, dessas, 805 sobre cancelamentos – um aumento de 119%.

    Em 11 de dezembro do ano passado, a Avianca Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. O objetivo era evitar a paralisação de suas atividades, já que a companhia aérea enfrenta dificuldades para manter aviões arrendados por falta de pagamento aos fornecedores. A empresa também vem atrasando o pagamento de taxas aeroportuárias. A Avianca é a quarta maior companhia aérea do país e suas dívidas somam quase 500 milhões de reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.