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Supernavio da Vale rachou; não teria suportado a carga

Por Sabrina Lorenzi RIO DE JANEIRO, 6 Dez (Reuters) – O super cargueiro Vale Beijing, que opera a serviço da mineradora Vale, sofreu rachaduras nos dois lados do casco após ser carregado com quase 400 mil toneladas de minério de ferro em porto no Maranhão e está sendo removido do berço para reparos, informou a […]

Por Da Redação
6 dez 2011, 16h09
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  • Por Sabrina Lorenzi

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    RIO DE JANEIRO, 6 Dez (Reuters) – O super cargueiro Vale Beijing, que opera a serviço da mineradora Vale, sofreu rachaduras nos dois lados do casco após ser carregado com quase 400 mil toneladas de minério de ferro em porto no Maranhão e está sendo removido do berço para reparos, informou a Capitania dos Portos nesta terça-feira.

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    Recém-construído na Coreia do Sul, o navio integra a nova frota que a Vale está montando com o objetivo de reduzir seus custos de transporte transocenânico de minério de ferro. A embarcação pode não ter suportado a carga, entre outras possibilidades, segundo a autoridade local da Marinha do Brasil.

    “Ainda não temos certeza da causa da rachadura… (O navio) pode não ter suportado a carga ou pode ter sido por fadiga do material”, afirmou o comandante Calmon Bahia, capitão do Porto de São Luís, responsável pelas atividades.

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    “Sabemos que há pelo menos duas rachaduras, uma a boreste (lado direito) e outra a bombordo (esquerdo)”, acrescentou.

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    O cargueiro Vale Beijing deveria ter deixado o terminal de Ponta da Madeira, no Maranhão, no domingo, com destino ao porto de Rotterdam, na Europa. Atracou no porto maranhense na última sexta-feira para receber a carga.

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    Nesta terça-feira por volta de 10 horas, no horário de Brasília, o navio começou a ser removido de um píer da Vale, no terminal privado de Ponta da Madeira, para uma área pública do Porto destinada à ancoragem de navios, com maior profundidade.

    Com ajuda de rebocadores, a embarcação chegou ao local por volta das 14h, segundo informou o órgão.

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    “Antes de consertá-lo é preciso estabilizá-lo e para isso é preciso mais profundidade, para não encostar no fundo do mar durante este processo”, explicou o comandante.

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    O navio foi transportado para a chamada área de fundeio, localizada a cerca de 9 quilômetros do píer da Vale.

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    Técnicos avaliam se o navio será descarregado para então passar por reparos.

    LIVRE PARA NOVOS EMBARQUES

    Com a operação, as atividades de carregamento de minério de ferro no berço com capacidade para receber supernavios poderão ser retomadas.

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    Os embarques em Ponta da Madeira respondem por cerca de 10 por cento das exportações globais de minério de ferro.

    O Vale Beijing foi carregado com 384,3 mil toneladas de minério de ferro, volume suficiente para produzir uma quantidade de aço para a construção de três pontes Golden Gate, ponto turístico da Califórnia.

    A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, informou na noite de segunda-feira, “que estava acompanhando as tratativas que estão acontecendo entre a STX Pan Ocean, proprietária e operadora do navio, o DNV (órgão classificador do navio) e as autoridades responsáveis”, disse em comunicado da empresa.

    Construído pela sul coreana STX Pan Ocean, o Vale Beijing ficou pronto recentemente. É o primeiro de oito super cargueiros que serão entregues pela empresa até 2013 para transportar minério de ferro da Vale. Todos possuem capacidade de transporte de 400 mil toneladas.

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    O contrato de afretamento entre Vale e STX para estes navios, fechado em 2009, é da ordem de 6 bilhões de dólares, segundo a empresa asiática.

    35 VALEMAX

    A mineradora brasileira informou à Reuters que firmou contratos de arrendamento para um total de 16 navios gigantes, conhecidos no mercado como Valemax.

    Outros 19 navios gigantes foram encomendados para serem operados pela própria Vale, num total de 35 embarcações do mesmo porte.

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    Destes que pertencerão à mineradora, 12 serão construídos na China, pelo estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, e outros sete na Coreia.

    As encomendas integram a estratégia da Vale para reduzir custos de frete no mercado internacional, considerando que a maior parte do minério que exporta do Brasil tem a Ásia como destino – e a distância é uma desvantagem em relação a suas concorrentes.

    Por volta das 17h (horário de Brasília), as ações da Vale operavam praticamente estáveis, enquanto o Ibovespa ganhava 0,1 por cento.

    (Reportagem adicional de Jeb Blount)

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