Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rumo ao clube dos desenvolvidos

O Chile atinge a renda per capita de 25 000 dólares, compatível com a de países ricos, e reforça o modelo para a política liberal de Paulo Guedes

Por Marcelo Sakate Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h15 - Publicado em 30 nov 2018, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Inspiração para o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, o Chile deve encerrar o ano de 2018 com uma marca simbólica — e inédita — na América do Sul: a renda per capita de 25 000 dólares no conceito da paridade do poder de compra, que leva em conta as diferenças no custo de vida entre os países. Esse patamar é uma das variáveis consideradas por especialistas para avaliar se um país atingiu o estágio de desenvolvimento. Para efeito de comparação, a renda per capita do Brasil, pelo mesmo conceito, é de 16 100 dólares. O país andino deve crescer estimados 4% em 2018, como resultado do aumento do consumo e dos investimentos privados.

    Publicidade

    Dois dos pilares do desenvolvimento chileno foram a abertura ao comércio exterior e a adoção de medidas de livre mercado, a partir da década de 70, em políticas propostas pelos Chicago boys, economistas com formação pela Universidade de Chicago. Depois disso, é bom não esquecer, o Chile enfrentou uma recessão profunda nos anos 80, na crise da dívida externa na América Latina. De todo modo, o país se tornou um exemplo de economia integrada com o mundo: tem 27 acordos de livre-comércio, que abrangem cerca de 95% do fluxo global de transações. Guedes quer que o Brasil, além de abrir a economia, adote um sistema previdenciário como o do Chile, que, aliás, está em crise e mergulhado na impopularidade. Lá vigora um sistema de capitalização, em que as contribuições do trabalhador vão para um fundo individual que bancará, no futuro, os benefícios.

    Publicado em VEJA de 5 de dezembro de 2018, edição nº 2611

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.