Um estudo conduzido pela Serasa Experian revelou que quatro em cada dez brasileiros (42%) já sofreram algum tipo de fraude, e mais da metade enfrentou perdas financeiras consideráveis. A pesquisa mostrou que14% dos brasileiros perderam documentos no último ano, e 4% desses casos resultaram em fraudes.
O Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024 mostrou que, entre os que foram vítimas de golpes, 67,9% enfrentaram perdas entre R$ 100 e R$ 1.000, enquanto 23,7% perderam entre 1.000 e 10 mil reais, e 6,3% tiveram prejuízos superiores a 10 mil reais. A média de perda por pessoa foi de 2.288 reais.
O estudo também registrou um dado preocupante: 21% dos respondentes declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line (74%), abrir uma conta em banco (21%) ou conseguir empréstimo (15%).
“De um lado, as instituições devem implementar medidas robustas de segurança e autenticação, mas, por outro, é essencial que os usuários entendam os riscos dessa conduta e as melhores práticas para proteger suas identidades on-line e off-line. A segurança de dados não é apenas uma responsabilidade individual, mas uma questão coletiva que exige ação e atenção constantes tanto de empresas quanto de pessoas físicas”, diz o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude, Caio Rocha. Participaram da entrevista mais de 800 pessoas.