Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pouco interesse no Brasil faz governo buscar investidores no exterior

A baixa adesão aos projetos de concessão de rodovias e ferrovias no país levou Planalto a buscar interessados nos Estados Unidos

Por Da Redação
26 fev 2013, 13h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em evento com potenciais investidores em Nova York, nos Estados Unidos, os representantes do governo brasileiro vão tentar convencer os estrangeiros a aderir ao plano de concessões de infraestrutura. Para isso, o Planalto montou uma apresentação com as taxas de retorno dos pacotes de rodovias e ferrovias e as novas regras de financiamento, segundo informações da assessoria de imprensa da Empresa de Planejamento Logístico (EPL).

    Publicidade

    Depois de perceber a falta de interesse em taxas baixas de retorno do investimento – de 5,5% ao ano em rodovias e de 6,5% em ferrovias -, o governo resolveu abrir para os investidores um outro cálculo, até então pouco divulgado: a taxa de retorno alavancado, ou seja, o retorno bruto que leva em consideração os prazos e as condições de financiamento do BNDES. Com esses novos dados, a proposta é de porcentuais de até 17% ao ano para rodovias e 16% para ferrovias. Para o trem de alta velocidade (TAV),o retorno é de 11,57%.

    Publicidade

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia comentado, no início de fevereiro, que as taxas de retorno de rodovias ultrapassariam os 10%. Outras condições dos leilões também foram alteradas, como o prazo de vigência dos contratos de rodovias, que passou de 25 para 30 anos, e o prazo de financiamento, que avançou de 20 para 25 anos. O ministro admitiu ainda, na ocasião, que a proposta inicial do governo superestimava o fluxo nas estradas privatizadas e, por isso, a expectativa de crescimento do tráfego foi revista para baixo, passando de 5% para 4%.

    Leia mais:

    Publicidade

    Mais seis rodovias devem entrar no pacote de privatização

    Para as ferrovias, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, já havia adiantado que a primeira minuta de edital de ferrovias do país terá um prazo de concessão maior. Como aconteceu nas rodovias, o prazo também aumentou cinco anos: de 30 para 35 anos.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.