Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Pesquisa diz que empresas precisam avançar em programas de transparência

De acordo com a pesquisa, houve uma proliferação de programas de compliance nas empresas, mas a maioria deles ainda sem aplicação efetiva

Por Da Redação 14 ago 2018, 07h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Relatório mostra que empresas avançaram em transparência após escândalo da Operação Lava Jato, mas ainda há muito a ser feito (Vagner Rosário/VEJA)

    Estudo realizado pela Transparência Internacional – Brasil (TI), com a Fundação Getulio Vargas (FGV Rio), mostra que os brasileiros avançaram em práticas de combate à corrupção, tanto no setor público quanto no privado e sociedade civil. A pesquisa “Integridade e Empresas no Brasil” aponta que, após o escândalo da Operação Lava Jato, houve uma proliferação de programas de compliance (transparência financeira) nas empresas, porém a maioria deles sem aplicação efetiva. 

    É urgente que as empresas tirem do papel esse emaranhado de compromissos por uma companhia mais ética e transparente. Neste sentido, os esforços devem ser estimulados não apenas pelo próprio mercado, mas também pelo governo e pela sociedade”, afirma Guilherme Donega, consultor da TI no Brasil.

    Outro problema, segundo o relatório, é a falta de transparência e de divulgação de informações anticorrupção pelo setor empresarial — práticas que foram mal avaliadas pelo movimento. 

    “As companhias geralmente se limitam a divulgar informações para públicos especializados, como investidores, clientes, governos e reguladores. Em resumo, elas fazem apenas o básico, atendo-se exclusivamente às exigências legais e pecam, principalmente, na transparência de suas operações no exterior”, acrescenta Claudia Sanen, que também é consultora da Transparência.

    Notícias falsas

    Em relação à sociedade civil, a pesquisa indica a necessidade de melhoria da cobertura jornalística por parte da imprensa e também novos blogs e portais de notícia especializados — de forma a combater as fake news

    No setor público, os especialistas afirmam que a ineficiência na aplicação de leis por parte das autoridades e a lentidão dos processos criminais favorecem a impunidade no país.

    “Nossas pesquisas têm confirmado as transformações que efetivamente começam a ocorrer na sociedade e no ambiente de negócios brasileiro. Se o país persistir neste empenho e avançar com novas reformas, pode estar construindo para si grande vantagem competitiva frente a outros mercados”, afirma Bruno Brandão,  diretor-executivo da TI no Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.