Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pedido de seguro desemprego nos EUA cai ao menor nível desde março de 2020

Número de 444 mil pedidos do benefício mostram boa recuperação da economia e corroboram com discussão sobre mudança de juros pelo Fed

Por Luisa Purchio Atualizado em 20 Maio 2021, 13h29 - Publicado em 20 Maio 2021, 11h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dados de pedidos de auxílio desemprego divulgados na manhã desta quinta-feira, 20, pelo Departamento de Trabalho nos Estados Unidos mostram que na semana passada o número de solicitações foi o menor desde o início da pandemia. Foram 444 mil pedidos do benefício, ante 478 mil na semana anterior e inferior à expectativa do mercado, de 450 mil.

    Publicidade

    Os dados sobre o nível do emprego nos Estados Unidos são fundamentais porque indicam o ritmo de recuperação da economia e, consequentemente, mudanças futuras na política monetária adotada desde o início da pandemia para estimular a economia. Atualmente os juros do país estão próximos a 0% e o Federal Reserve Bank mantém um ritmo mensal de compras de 80 bilhões de dólares de títulos do Tesouro e de 40 bilhões em títulos hipotecários.

    Publicidade

    Na ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) divulgada na quarta-feira pelo BC americano, no entanto, uma minoria dos integrantes do Comitê de Política Monetária afirmou que quer começar a discutir um redução dos estímulos fiscais nos próximos meses caso a economia continue se recuperando bem. Os dados sobre o baixo pedido de auxílio desemprego divulgado hoje mostram que isso está acontecendo, mas os olhos continuam atentos aos indicadores da próxima semana, incluindo os de inflação.

    Continua após a publicidade

    “Os próximos meses serão de volatilidade. O importante é que, mesmo com a subida da inflação no curto prazo, as expectativas de inflação futura continuam ancoradas dentro da meta do Fed”, diz Adriano Cantreva, analista da Portofino Investimentos.

    Na abertura de mercado, os títulos do Tesouro Americano para 10 anos estavam em ritmo de queda, em continuação ao movimento do dia anterior, causando perda de valor do dólar de acordo com o índice DXY. Já as bolsas de valores americanas não indicavam uma direção certa, com o Dow Jones abrindo em baixa, mas logo mudando de direção, e o S&P 500 em leve alta, após a queda do dia anterior.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.