Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Paulo André, do ‘BBB 22’, tem Bolsa Atleta suspensa pelo governo

Secretaria Especial do Esporte alega ausência de treinos para decisão; atleta abdicou de competições para disputa do reality

Por Felipe Mendes Atualizado em 24 mar 2022, 17h28 - Publicado em 24 mar 2022, 14h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de o ministro da Cidadania, João Roma, dizer a VEJA que a pasta iria verificar a situação do “Bolsa Alteta” do corredor Paulo André Camilo, participante do reality show da TV Globo, ‘Big Brother Brasil (BBB)‘, o governo decidiu suspender a assistência paga ao velocista. Na ocasião, Roma, que comanda a pasta acima da Secretaria Especial do Esporte, mostrou-se surpreso em saber que o benefício, no valor de 1,8 mil reais, estaria sendo pago ao mesmo tempo em que o atleta abdica de treinos e competições em busca do prêmio de 1,5 milhão de reais no programa televisivo. “Se ele está no programa e recebendo o Bolsa Atleta, eu acredito que possa ser cortado, sim. Vou até verificar”, disse a VEJA.

    Segundo nota divulgada pela Secretaria Especial do Esporte, na quarta-feira 23, “a Consultoria Jurídica do Ministério da Cidadania já emitiu parecer sobre a participação de Paulo André Camilo de Oliveira no Big Brother Brasil, da TV Globo. A pasta encaminhou notificação para o atleta e aguarda a manifestação dele para dar andamento ao processo. Cabe informar que o pagamento foi suspenso preventivamente, já que a lei que disciplina o Programa Bolsa Atleta exige a continuidade dos treinos durante todo o período de recebimento do benefício”.

    Vale ressaltar que os outros salários e benefícios recebidos pelo atleta continuam vigentes. Além do Bolsa Atleta federal, Paulo André recebe mensalmente 2.000 reais pelo Bolsa Atleta Capixaba, e um salário próximo a 5.000 reais pela patente que ocupa na Marinha. Ele ainda recebe uma quantia da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por integrar a seleção permanente da categoria. Recentemente, a CBAt convocou Paulo André para a participação do campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Bolívia. Por estar confinado para participar do reality, ele não competiu.

    Segundo o blog Olhar Olímpico, do portal UOL, a equipe de Paulo André está tratando o período de confinamento no BBB como se fosse uma lesão. A justificativa é de que “para atletas de alto rendimento como ele, é normal que lesões de gravidade média a alta custem três ou quatro meses de treinos e é possível recuperar a preparação durante a mesma temporada”. Thays Andreata, mãe do filho de Paulo André, disse, em suas redes sociais, que “a vida de atleta não é fácil no Brasil e vimos o ‘BBB’ como uma forma de proporcionar uma vida melhor para nosso filho”. A suspensão do benefício não é algo definitivo. O governo aguarda pronunciamento da equipe do atleta para decidir se prosseguirá com a interrupção do pagamento. Dentro das pistas, Paulo André é conhecido por ser o terceiro homem mais ágil da história do país, mas, por enquanto, ele seguirá confinado em uma corrida diferente, que vale 1,5 milhão de reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.