Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Para reverter crise, Via Varejo transforma lojas Ponto Frio em Casas Bahia

Entre os dias 29 de junho e 2 de julho, 30 unidades foram trocadas. Na segunda-feira, rede divulgou um prejuízo de R$ 13 milhões no 2º trimestre

Por Da Redação
28 jul 2015, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Via Varejo, controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), decidiu transformar 30 lojas da rede Ponto Frio em pontos da Casas Bahia. O número equivale a 8% da base do Ponto Frio, com cerca de 360 lojas. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta terça-feira, outras conversões para Casas Bahia não estão descartadas. A decisão tem o objetivo de usar melhor as marcas e ajudar a recuperar resultados financeiros. As 30 lojas foram trocadas entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

    Publicidade

    Atualmente, a rede criada pela família Klein, de 713 lojas, tem pela primeira vez mais que o dobro do total de lojas Casas Bahia em relação a unidades Ponto Frio. Quando se uniu ao GPA, em 2009, o Ponto Frio tinha 455 unidades e a Casas Bahia, cerca de 550.

    Publicidade

    O presidente da Via Varejo, Líbano Barroso, nega, no entanto, a possibilidade de o grupo parar de operar a marca Ponto Frio. “Ela tem ‘recall’, tem força, tem público. Não consideramos essa possibilidade”, afirmou.

    No ano passado, 44 lojas do Ponto Frio foram fechadas e 27 abertas. Entre as 44 unidades, 36 deixaram de operar devido a um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para aprovar a fusão. Oito pontos do Ponto Frio fecharam as portas no ano passado devido à baixa performance.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já em relação às Casas Bahia, foram 61 inaugurações em 2014 e seis fechamentos. Em 2015, foram abertas 21 unidades. Não foram abertas lojas Ponto Frio até junho.

    Balanço – A Via Varejo teve prejuízo líquido de 13 milhões de reais no segundo trimestre, frente a lucro de 187 milhões de reais no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado na segunda-feira. No acumulado do primeiro semestre, a rede reportou um lucro de 226 milhões de reais, retração de 31,8% ante igual intervalo de 2014.

    Publicidade

    Ainda no acumulado do primeiro semestre deste ano, as vendas no Ponto Frio caíram 16,3% na comparação com igual período de 2014, chegando a 2,14 bilhões de reais. Nas Casas Bahia, a queda foi de 10,2% para 7,52 bilhões de reais.

    Continua após a publicidade

    Leia mais:

    Publicidade

    Ponto Frio e Casas Bahia eliminam 3 mil vagas

    Abilio Diniz aumenta participação no Carrefour Brasil

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    (Da redação)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.