Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Para concorrer com mercado de bairro, Extra vai virar Compre Bem

Objetivo da conversão da marca das lojas é competir com supermercados regionais e de bairro

Por Redação
Atualizado em 15 jun 2018, 16h01 - Publicado em 13 jun 2018, 17h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai transformar parte das lojas Extra em supermercados Compre Bem, marca comprada há alguns anos. O objetivo da mudança é atacar o crescimento de redes regionais, como Nagumo, Lopes e Savegnago. Esse modelo de negócio vem crescendo em taxas superiores às dos supermercados das grandes redes e acima também da média do segmento, de acordo com ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

    Publicidade

    O presidente da companhia, Peter Estermann, disse que essas redes regionais apresentaram um importante crescimento, em especial nos anos de crise econômica no Brasil. “Vamos copiar o que eles (regionais) fazem bem e vamos fazer um pouquinho melhor”, disse Estermann.

    Publicidade

     

    Publicidade

     

    Publicidade

    O projeto piloto prevê a conversão de 20 lojas do Extra na bandeira Compre Bem, que existiu no passado mas será reposicionada. Essas 20 conversões devem ser feitas este ano. Pela frente, a companhia enxerga potencial para que pelo menos metade das 187 lojas do Extra Supermercado sejam convertidas.

    O atual presidente do Assaí, Belmiro Gomes, ficará a frente do Compre Bem. Ele destacou o aumento da penetração do formato de supermercados regionais nas compras dos consumidores. Segundo dados da Nielsen citados pela companhia a penetração dos supermercados na compra das famílias saiu de 48% em 2016 para 52% em 2017. Já os “atacarejos” ficaram praticamente estáveis, saindo de 51% para 52%.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Os estudos que realizamos para suportar a decisão deste projeto foram fundamentados em pesquisas que demonstram a força crescente do formato regional e de como existe uma tendência em absorver um maior contingente de consumidores. Os supermercados regionais possuem maior agilidade para se adaptar às mudanças de consumo”, afirma Belmiro Gomes em nota.

    O novo Compre Bem Supermercados terá uma estrutura independente dentro do GPA, com um CNPJ separado. Com isso, o GPA passa a ter três unidades de negócios: o Multivarejo, com as marcas Extra e Pão de Açúcar, o Assaí, de “atacarejo”, e o Compre Bem.

    Publicidade

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.