A varejista online de produtos esportivos Netshoes comunicará 1,9 milhão de clientes que foram alvo de vazamento de dados cadastrados na sua plataforma por telefone. A empresa divulgou nesta terça-feira que fechou acordo sobre o caso com Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
O caso veio à tona em dezembro, com a recomendação do MP para que os consumidores fossem contatados. No pedido, o promotor Frederico Meinberg disse se tratar de “um dos maiores incidentes de segurança já registrados no Brasil”.
Também nesta terça, a Netshoes informou ao órgão regulador de mercado (Securities and Exchange Commission) sobre o incidente. A empresa estimou à SEC que o caso será concluído até abril. A companhia brasileira têm ações negociadas na Bolsa de Nova York.
Segundo o documento ao órgão dos EUA, os dados que vazaram são informações de clientes, não bancários, e não houve comprometimento dos sistemas da empresa. A companhia também informa que foi alvo de extorsão por parte de criminosos .
Procurada, a Netshoes disse que não há fato novo em relação às divulgações anteriores, e que o informe à SEC é referente a protocolo sobre transparência.