A Netflix está testando a inserção de vídeos promocionais entre episódios – o conteúdo exibido seria uma sugestão de série ou filme para o usuário, de acordo com seu comportamento de uso na plataforma.
Nos testes, os vídeos promocionais aparecem em tela cheia, mas há a possibilidade de sair do conteúdo a qualquer momento, segundo a própria Netflix. Apesar de não tratar-se de uma propaganda, o teste causou polêmica entre os assinantes da plataforma.
Um deles afirmou:”Netflix, essa nova configuração de anúncio é estúpida. Isso não me faz querer assistir a mais séries, apenas me irrita”.
Outra usuária ameaçou deixar a plataforma se os anúncios forem mantidos. “Se você trouxer propaganda para a plataforma, não há razão para que eu continue a pagá-la. Eu pago para evitar comerciais”.
De acordo com o site Tech Crunch, os testes estão restritos a uma pequena porcentagem de usuários. Em 2016, a Netflix lançou um recurso similar: a plataforma começou a exibir prévias em vídeos automaticamente – segundo a empresa, a ferramenta reduz o tempo de navegação para que o usuário encontre o conteúdo ideal.
Procurado por VEJA, a Netflix afirmou que realiza centenas de testes para entender o que melhora a experiência de seus assinantes. “Neste caso em particular, estamos testando se oferecer recomendações entre os episódios ajuda a descobrir histórias que os membros podem gostar de maneira ainda mais rápida”.