Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nestlé quer acabar com canudos plásticos no Nescau até 2025

Empresa também firmou parceria com o projeto Tamar para novas ações de conscientização e preservação do meio ambiente

Por André Romani 5 fev 2019, 19h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Nestlé anunciou nesta terça-feira, 5, que pretende retirar todos os canudos plásticos da embalagens do produto Nescau até 2025 no Brasil. A ideia é substituir mais de quatro milhões de unidades só esse ano, por canudos de papel biodegradável.

    Publicidade

    Segundo a empresa, o processo será implementado gradualmente, devido às limitações operacionais, já que não existem fornecedores suficientes para produzir em escala suficiente.

    Publicidade

     

    Publicidade

     

    Publicidade

    “Diariamente, pensamos em novas soluções e formatos para reduzir o impacto que as embalagens plásticas causam no meio-ambiente. Essa é uma preocupação de todos os colaboradores da Nestlé, que tem o objetivo de tornar 100% de suas embalagens recicláveis e reutilizáveis até 2025″, disse Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil.

    A empresa também lançou o movimento #jogapradentro, que incentiva os consumidores a colocarem os canudos dentro da embalagem após o consumo do produto. O objetivo é garantir que os objetos não sejam descartados de forma incorreta.

    Publicidade

    Vânia Zuin, professora de Química Verde e Sustentável da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), explica que, ao contrário de outros produtos plásticos, as dimensões do canudinho atrapalham na hora de reciclar, tornando-o um grande problema ambiental. “Ele possui uma dimensão menor. E por isso, ainda não existe um sistema de larga escala para sua reciclagem, como ocorre, por exemplo, com as garrafas PETs”, conta ela.

    A professora vê como positiva a atitude da Nestlé, porque ajuda a mudar a cultura sobre os canudinhos. “Mais do que o impacto causado, é importante instruir sobre essa questão”, coloca.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Ela lembra, no entanto, da importância de repensar se os canudinhos são realmente necessários em alguns produtos muito utilizados pelos brasileiros. “As marcas podem pensar também em mudar a estética de seus produtos para evitar o uso desses produtos, por exemplo.”

    Apesar de serem utilizados, em geral, entre 5 a 15 minutos, os impactos que um canudo pode gerar são grandes. Além dos 450 anos para se deteriorar, o produto também se desintegra no mar, sendo ingerido por diversos animais, como as tartarugas.

    Publicidade

    A Nestlé também anunciou nesta terça-feira, paralelamente, uma parceria com o projeto Tamar, um dos principais empreendimentos socioambientais do país, que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. A iniciativa faz parte de uma série de ações da empresa, buscando alcançar impacto ambiental neutro em todas as suas operações até 2030. Segundo a empresa, vão ser criadas, em conjunto com a instituição, novas ações e campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.