Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercado puxa para cima projeções para o PIB para os próximos anos

Dados são do Boletim Focus desta semana; estimativas para a inflação pararam de cair pela primeira vez em oito semanas

Por Larissa Quintino 17 jul 2023, 08h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central revisaram a projeção de crescimento da economia brasileira para este ano — e também para os próximos. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 17,  o mercado estima que o PIB avance 2,24% neste ano, acima dos 2,19% previstos na semana passada. Houve também ajuste nas taxas para 2024, 2025, 2026 — revisando para cima — mas em todos os anos a projeção fica abaixo dos 2%.

    Para 2024, a revisão foi de 1,28% para 1,30%, 2025 de 1,80% para 1,88% e 2026 para 1,90%, contra 1,88% projetado anteriormente, mostrando o desafio de aumentar as margens de crescimento no país. Uma das apostas para longo prazo é a aprovação de reformas, como a tributária, que deve ser votada no Senado no segundo semestre e visa simplificar a tributação do consumo. No primeiro trimestre de 2023, a economia brasileira avançou 1,9%. Nesta segunda-feira, o Banco Central divulga a prévia do PIB de maio.

    No Focus desta semana, os analistas projetam a inflação em 4,95% ao fim deste ano. A taxa é a mesma da semana passada, e a primeira vez em oito semanas que não há desaceleração nas estimativas inflacionárias para este ano. O indicador segue acima do teto da meta, em 4,75%. Em junho, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 3,16% — muito próxima do centro da meta, de 3,25%.

    Houve também a manutenção nas estimativas do mercado sobre a taxa básica de juros, a Selic, em 12%. Os analistas veem espaços para corte, visto que a Selic está em 13,75% ao ano. A próxima reunião acontece no início de agosto, já com os indicados do governo Lula compondo o Comitê de Política Monetária.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.