O Grupo Pão de Açúcar divulgou nesta quinta-feira lucro líquido de 390 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 9,3% sobre igual período do ano passado.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 12,7% na mesma base de comparação, a 1,168 bilhão de reais, em linha com estimativa de analistas de 1,2 bilhão de reais em pesquisa da Reuters.
O GPA já havia divulgado seu resultado de vendas para o terceiro trimestre. O grupo teve receita líquida de 15,649 bilhões de reais, aumento de 10,9% na comparação com o mesmo período de 2013.
Segmento alimentar – O GPA apurou em seu segmento alimentar um lucro líquido de 185 milhões de reais no terceiro trimestre de 2014, crescimento de 4,9% na comparação com igual período do ano anterior. Em nove meses, o lucro da divisão que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí chegou a 539 milhões de reais, aumento de 61,5%.
Em trimestres anteriores, o GPA vinha registrando perdas de margem bruta na comparação anual em alimentos por conta de uma estratégia de preços mais agressiva. A estratégia, porém, já vinha sendo adotada desde o segundo trimestre de 2013 e por isso se esperava uma pressão menor em razão de uma base de comparação mais favorável. Ainda assim, a companhia ressaltou a maior participação da bandeira Assaí nas vendas. O formato de atacado de autosserviço do Assaí tradicionalmente tem margens menores do que outros modelos de loja.
(Com Estadão Conteúdo)