Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Itaú reduz juros do cheque especial antes de reunião do Copom

O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne nesta terça e quarta-feira; a expectativa é que a taxa básica de juros caia para 6,25% ao ano

Por Redação
15 Maio 2018, 09h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Itaú Unibanco anunciou nesta segunda-feira uma redução de 0,97 ponto percentual ao mês na taxa média de juro do cheque especial.  Essa é uma das modalidades de crédito mais caras do mercado – 324% ao ano, em média.

    Publicidade

    Com a redução, o Itaú informa que a expectativa é de que a taxa média do cheque especial caia de 12,70% para 11,90% ao mês. A instituição ressalta que as taxas médias ‘representam a média de todas as contratações realizadas naquele mês, mas não necessariamente são praticadas para todos os clientes que possuem os produtos do banco’.

    Publicidade

    O anúncio do Itaú Unibanco acontece após as medidas de autorregulação do cheque especial anunciadas em abril pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A partir de julho, os bancos terão de oferecer uma linha de crédito mais baratas aos clientes que ficarem no cheque especial por 30 dias seguidos.

    Continua após a publicidade

    Cerca de 24 milhões de clientes recorrem ao cheque especial para conseguir fechar as contas do mês. O cheque especial é um empréstimo fácil de ser obtido, o que incentiva a sua utilização. O problema é que esse crédito fácil custa muito caro, aumentando o endividamento da população.

    Publicidade

    “Nossa expectativa é de que as medidas de autorregulação reduzam a inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros. Nos antecipamos a esse movimento por entender que o cenário econômico melhorou, o que já se reflete em índices de inadimplência menores”, afirma Flavio Iglesias, diretor do Itaú Unibanco.

    O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta terça e quarta-feira. A expectativa é que o comitê corte a taxa básica de juros de 6,50% para 6,25% ao ano.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.