Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Haddad indica duas servidoras de carreira para presidência de Caixa e BB

Rita Serrano e Tarciana Medeiros comandarão os bancos estatais a partir de 2023; segundo o ministro da Fazenda, a prioridade é fomentar o crédito

Por Larissa Quintino Atualizado em 30 dez 2022, 13h05 - Publicado em 30 dez 2022, 12h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta sexta-feira, 30, o nome de duas mulheres para comandar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A servidora Rita Serrano será a nova presidente da Caixa e Tarciana Medeiros, que é servidora do Banco do Brasil comandará o outro banco estatal.

    Rita Serrano é funcionária da Caixa Econômica Federal há 33 anos. Lá, desempenhou diversas funções. Ela presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012. Desde 2014, é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa e no recente período passou a coordenar o comitê nacional em defesa das empresas públicas. A Caixa é executora do braço social do governo, operando o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar bolsa família) e linhas de crédito de moradia tanto para pessoas de baixa renda quanto focadas na classe média, como uso do FGTS.

    Tarciana Medeiros está no Banco do Brasil desde 2000 e é gerente executiva desde 2019. Medeiros será a primeira mulher a presidir a instituição bicentenária. O Banco do Brasil tem função estratégica em linhas de crédito principalmente no agronegócio.

    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Rita Serrano (dir.), indicada para a Caixa Econômica e Tarciana Medeiros para o Banco do Brasil
    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Rita Serrano (dir.), indicada para a Caixa Econômica e Tarciana Medeiros para o Banco do Brasil (twitter/Reprodução)

    No anúncio, Haddad afirmou que o maior desafio dos bancos públicos será fomentar o crédito no país. “Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora”, disse Haddad a jornalistas.Segundo o futuro ministro, nos primeiros dias, a pasta e os bancos estarão debruçados em estudos para tirar do papel o programa Desenrola, uma promessa de campanha de Lula.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.