Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo prevê privatizar ou liquidar até 100 estatais, diz ministro

Nesse cálculo estão subsidiárias da Eletrobras, BNDES, Banco do Brasil e Caixa. A extinção de empresas deficitárias foi facilitada por decreto

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 8 jan 2019, 15h56 - Publicado em 8 jan 2019, 14h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ministro Tarcísio de Freitas
    Tarcísio Freitas: 'Estamos levantando uma série de situações para promover a liquidação, o que de certa forma vai desonerar o orçamento e com isso vai sobrar dinheiro para investimento em outras prioridades (Evaristo Sa/AFP)

    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o governo estuda colocar aproximadamente 100 estatais para privatização ou liquidação. Na conta, ele incluiu subsidiárias de empresas como Eletrobras, BNDES, Banco do Brasil e Caixa, mas não citou nenhuma estatal específica. O objetivo, disse o ministro, é liberar o orçamento para investimento em prioridades da gestão.

    Publicidade

    “Se levar em conta essas subsidiárias, é possível bater em um número próximo disso [100]. Falamos não só de privatizações, mas também de liquidação de empresas que hoje não fazem tanto sentido”, disse Freitas à rádio CBN. “Estamos levantando uma série de situações dessas para promover a liquidação, o que de certa forma vai desonerar o orçamento e com isso vai sobrar dinheiro para investimento em outras prioridades.”

    Publicidade

    A extinção de empresas deficitárias foi facilitada por decreto publicado no dia 30 de dezembro que deu mais poder ao Ministério do Planejamento (hoje fundido com outras áreas no Ministério da Economia) para liquidação de estatais. Atualmente, duas estatais empresas estão nesse processo: a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais e a Companhias Docas do Maranhão.

    Continua após a publicidade

    Rodovias

    Além da privatização e liquidação de estatais, o governo estuda conceder à iniciativa privada trechos de rodovias federais que somam 5.600 quilômetros, disse o ministro. Fora isso, a renovação de outros 4 000 quilômetros de concessões em vigor está no radar.

    O objetivo da pasta, de acordo com Freitas, é conceder à iniciativa privada o máximo de trechos possível para aumentar a capacidade de o governo investir diretamente em trechos onde não há possibilidade de administração privada.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.