Uma semana depois de liberar o Google Assistente em português para Android, o recurso agora está disponível também para os celulares iOS.
Dessa forma, quem possui um iPhone já pode ter acesso ao assistente pessoal, que usa uma inteligência artificial e permite que o usuário tenha uma conversa com o recurso para executar determinadas tarefas do cotidiano. O aplicativo está disponível para iOS 9.1 ou posterior.
O Assistente vai competir com o Siri, que está disponível para quem tem iPhone e também responde a perguntas dos usuários para ajudá-los em tarefas do cotidiano.
O aplicativo do Google interage de forma natural com o usuário. É possível fazer perguntas para tirar dúvidas sobre algumas tarefas do dia a dia, como descobrir um melhor caminho para um determinado local, a tradução de uma expressão em outro idioma e até a previsão do tempo em outra cidade.
A empresa informa esperar que o Assistente “aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa”.
O recurso é uma evolução do Google Now, que também ajuda em tarefas simples ao falar do usuário, mas não de forma tão precisa como promete o Assistente, disponível também em inglês, para os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá e o Reino Unido, em espanhol, para o México, e em alemão, para a Alemanha.